VW Meteor comemora 1 ano de mercado e ganha novas versões

A família de extrapesados VW Meteor está celebrando seu primeiro aniversário com um total de 2 mil unidades vendidas no período de um ano de mercado. E para comemorar a boa expansão de vendas do modelo, a VW Caminhões e Ônibus apresenta novas versões do cavalo mecânico com novas opções de entre-eixos e suspensão pneumática, resultando em 8 novas configurações para o modelo.

Os caminhões Meteor 28.460 e 29.520 estão disponíveis com oito bolsões de ar nas suspensões das versões 6×2 e 6×4, e distância entre-eixos com opções de medidas de 3,20 m, 3,40 m ou 3,60 m de comprimento, adequadas para cada tipo de implemento rodoviário a ser utilizado na operação de transporte, opções que estão disponíveis também para a versão com suspensão metálica. Desse modo, a linha Meteor passa a atender a maior parte dos segmentos de aplicação dos extrapesados no Brasil.

A nova suspensão pneumática traz um sistema inteligente que realiza a leitura da carga transportada por eixo, permitindo redistribuí-la para equilibrar o peso em cada eixo. Os bolsões de ar têm a opção de serem programados pelo motorista, através de controle remoto dentro da cabine do caminhão, para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo.

“Comemoramos um ano de sucesso com essas novas configurações, cumprindo nosso conceito sob medida para cada cliente. As vantagens vão além do conforto e refletem também na integridade e segurança da carga. Mais do que isso, permitem um melhor custo operacional já que otimizam a capacidade de transporte para cada cliente”, declara Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VW Caminhões e Ônibus.

O VW Meteor foi lançado em 1° de setembro de 2020 e são os maiores veículos produzidos com a marca Volkswagen em todo o mundo. Em maio deste ano, o modelo alcançou as vendas das primeiras mil unidades e fechou um ano de mercado dobrando essa quantia, com 2 mil veículos comercializados. O VW Meteor 29.520 já está entre os dez caminhões pesados mais emplacados no Brasil.

O modelo foi desenvolvido pelo time de desenvolvimento da VWCO de Resende (RJ) em parceria com a engenharia do Grupo Traton na Europa para assegurar ao novo caminhão um projeto com padrão de nível global. O Meteor compartilha o projeto com a consagrada família TGX da MAN, porém com características focadas nas condições das aplicações do Brasil e América Latina, além de ser equipado com o motor D26 que passou a ser produzido no Brasil, nas opções de 460 e 520 cv de potência, resultando em menores custos de peças e de manutenção, com significativa redução do custo total de propriedade (TCO) para os clientes. A nova família de extrapesados está apta a atender os setores do agronegócio, mineração, indústria química, entre outras aplicações, além de contar com uma ampla rede autorizada com mais de 140 concessionárias distribuídas em todo o território brasileiro.

Foto: VWCO