Reiter Log adquire 124 caminhões Scania R 410 a gás

A Reiter Log, operadora de transportes e logística com sede em Nova Santa Rita (RS), realizou a aquisição de 124 caminhões Scania R 410 movidos a gás natural e ou biometano. A companhia gaúcha investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio, que faz parte de um novo posicionamento da empresa que tem como foco a sustentabilidade através da aplicação do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão corporativa e nas soluções de logística oferecidas aos clientes. As entregas dos novos cavalos mecânicos começarão a ser realizadas no último trimestre de 2021 e concluídas no primeiro semestre do ano que vem. A negociação dos novos caminhões foi feita pela Scania Suvesa, com sede em Eldorado do Sul (RS), que dará suporte à nova frota da Reiter.

“A Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e, sem dúvida, a mais ampla da região Sul. Trata-se de um operador logístico muito forte a nível nacional e que vem se unindo aos seus embarcadores na busca por um setor mais sustentável. Um compromisso sério que passa a pautar todas as ações da empresa. São exemplos assim que transformam o mundo dos transportes. Iniciativas como a da Reiter Log estão confirmando as tendências apontadas pela Scania desde que assumimos o compromisso de liderar a transição para um setor de transporte mais sustentável. Com esta compra expressiva e colocando a sustentabilidade como prioridade, a Reiter Log se torna um dos grandes parceiros da Scania nesta jornada”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

A Scania lidera no Brasil a transição de veículos comerciais para a propulsão a gás. Dentro do plano global do Grupo Traton, do qual é integrante, a marca sueca mantém o compromisso de reduzir, até 2025, 50% do CO2 gerado em todas as operações da companhia e de 20% no nível de emissão de seus próprios produtos com objetivos baseados na iniciativa SBT (Science Based Target).

“A Reiter Log aplica recursos em energia alternativa desde 2014. Nosso investimento vai além de caminhões sustentáveis, segue com implementos de maior capacidade a fim de otimizar a carga das carretas, sistemas de telemetria, geração da própria energia e em outras ações de sustentabilidade. Firmamos um compromisso de oferecer ao cliente um novo jeito de transportar, muito mais amigável ao meio ambiente. Nasce uma nova Reiter Log, e ainda mais engajada com um futuro mais sustentável. É mais do que lucro, é um projeto de mais saúde para o planeta e as próximas gerações”, declara Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.

“Temos muito orgulho de ter uma das maiores frotas de caminhões movidos a gás do Brasil e da América Latina. Queremos fazer parte como protagonistas desta mudança para um transporte mais sustentável. Estamos abrindo as portas com nossos embarcadores
para mostrar que podemos mudar a matriz energética nacional. Teremos mais novidades. Estamos estudando parcerias e avaliando produzir o próprio combustível. Neste sentido, fechamos um acordo de abastecimento com a GEO Energética a fim de realizar um mapeamento do biogás”, destaca Pilz.

A GEO Energética é uma das principais desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano a partir de rejeitos orgânicos da agropecuária brasileira. “A Scania é a única fabricante de caminhões a gás e ou biometano do país e nós da GEO conseguimos desenvolver um tipo de combustível que pode substituir 100% o gás natural de fontes fósseis, e assim entregando uma solução limpa para o transporte logístico do país”, salienta Alessandro Gardemann, CEO da GEO Energética.

“A sustentabilidade é um tripé. A economia e o meio ambiente precisam andar juntos. Para isso, temos uma governança bem definida em todos os aspectos e várias certificações. O mercado se abre cada vez mais para esta nova realidade da logística sustentável, reavaliando preços pagos do frete e boa parte dos 124 veículos já foi contratada”, completa Vinícius Pilz.

O modelo movido a gás da Scania escolhido pela Reiter foi o extrapesado premium R 410 nas configurações de tração 4×2, 6×2 e 6×4, que inicialmente realizarão rotas nas regiões Sudeste e Sul, devendo rodar por volta de 10 mil km por mês em operações de transporte para os segmentos de alimentos, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e indústria petroquímica. O abastecimento dos veículos com gás será feito em postos ao longo dessa malha rodoviária.

“Passamos a negociar de outra forma com a frota mais sustentável. Estamos com diversas transações em andamento e oferecendo a clientes do portfólio, a novos e também recebendo demandas. Temos uma carteira bem diversificada de clientes de todos os tamanhos, pois atuamos tanto na carga lotação quanto no fracionado. Desde grandes multinacionais, com matrizes seguindo metas de redução de emissões dos pactos globais e ESG, e que representam mais da metade dos contratos, até embarcadores nacionais já valorizando este novo frete”, explica Vanessa Reiter Pilz, diretora comercial e de ESG da Reiter Log.

“Passamos a ofertar o serviço mais sustentável, mas o tradicional frete a diesel continuará. Nos reunimos com os clientes e montamos a estratégia a quatro mãos, dentro de cada realidade. São várias opções de contrato para focar na maior produtividade e na agilidade. Por exemplo, há empresa que quer veículo a gás dedicado e outras preferem contratar por viagem. Oferecemos diversas soluções. Já percebemos que teremos um caminho a desbravar. Algumas empresas disseram que têm interesse, porém ainda não estão preparadas para a transição sustentável. Estamos mostrando que a melhor alternativa é não encarar como um custo logístico, e sim um projeto de sustentabilidade. Estamos otimistas”, detalha a executiva.

A Reiter Log também possui em sua frota caminhões da nova geração Scania movidos a diesel, que apresentam uma economia de 20% de combustível em comparação à geração anterior, o que está de acordo com as diretrizes de redução do custo operacional e principalmente de redução de emissões de carbono. Até dezembro, a empresa receberá 110 veículos a diesel Next Truck Generation da marca para a sua frota, que ainda possui caminhões Scania das Séries P, G e R. A meta da companhia é ter apenas modelos da nova geração Scania até 2022.

Na busca de se tornar referência nacional em operações logísticas e em sustentabilidade, a Reiter Log vem realizando outros investimentos, como a construção da nova matriz e do centro de distribuição em Nova Santa Rita, com um aporte de mais de R$ 140 milhões numa área de 130 mil metros quadrados próximo ao autódromo Velopark, às margens da BR-386, uma localização logisticamente estratégica pelo fácil acesso aos dois sentidos da rodovia. A unidade deverá empregar 700 pessoas inicialmente, com potencial para chegar a 1.700 colaboradores. A nova sede, prevista para ser inaugurada em dezembro de 2021, tem projeto que visa a atender a todos os princípios de sustentabilidade, alinhada aos preceitos da gestão de ESG da empresa, com otimização de recursos hídricos e de energia elétrica, e redução de emissão de CO2.

“Além da carga lotação para todo o Brasil e Mercosul, somos operadores logísticos na Região Sul. Fazemos toda a distribuição, a última milha, desde a transferência da fábrica até a entrega no atacado, no varejo ou em pequenos estabelecimentos, proporcionando esta
solução para o cliente”, conclui Vanessa Pilz.

Foto: Scania