Embarca, Princesa dos Campos, Marcopolo e BYD iniciam operação com ônibus 100% elétrico

A Embarca, plataforma de venda de passagens de ônibus, em parceria com Princesa dos Campos, Marcopolo e BYD, anuncia início de operações com ônibus 100% elétrico no Brasil. Serão realizados testes do veículo durante três meses rodando em Curitiba (PR) antes de iniciar a rota de viagens entre Curitiba e Ponta Grossa (PR). Além de ser a sede da Embarca, a capital paranaense foi a escolhida como local de testes por ser referência em projetos na área de mobilidade urbana e em ações de sustentabilidade ambiental. “Os primeiros testes do ônibus elétrico têm o objetivo de avaliar a viabilidade de um novo processo no transporte rodoviário”, declara Gilson Barreto, CEO da Expresso Princesa dos Campos, com sede em Ponta Grossa (PR).

Para a Embarca, esse é um momento muito especial sendo a primeira iniciativa no transporte rodoviário intermunicipal em prol da mobilidade urbana e da sustentabilidade. “Com o projeto desenvolvido para a Embarca, plataforma tecnológica da Arca Mobility as a Service, seremos a primeira plataforma tecnológica a operar ônibus elétrico no País. O nosso compromisso é desenvolver soluções, pensando sempre no futuro das gerações, sendo assim, buscamos trazer opções cada vez mais sustentáveis, que atendam às necessidades de demanda dos clientes, promovendo experiências digitais únicas”, destaca Felipe Gulin, CEO da Arca Mobility as a Service, empresa de tecnologia proprietária da plataforma Embarca.

O ônibus convencional já é benéfico ao meio ambiente por transportar uma quantidade de passageiros equivalente, em média, à de 27 automóveis em circulação no trânsito, além de ocupar uma área menor do que estes carros nas ruas, o ônibus elétrico agrega ainda a vantagem da emissão zero de carbono. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países da América Latina com mais ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob e Universidade Federal do Rio de Janeiro. A tendência é que o número de ônibus elétricos cresça ainda mais até 2030, aponta o relatório da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.

O chassi BYD D9F do ônibus da Embarca, destinado à implementação de carrocerias de até 13,2 metros de comprimento, possui estrutura construída com materiais de alta resistência a torção e a flexão, o veículo apresenta autonomia de 300 quilômetros, recarga total, a partir do zero, em até 4 horas, equipado com freios a disco regenerativos com sistema ABS, que proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo, com o aproveitamento da energia cinética das frenagem para realimentar as baterias, e suspensão pneumática integral para garantir conforto a passageiros e motorista. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW de potência (equivalente a 340 cv) está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. “Estamos muito honrados em liderar essa ação com importantes players do mercado, temos certeza que essa parceria marcará um processo disruptivo para o setor de transporte rodoviário”, afirma Marcello Schneider, diretor da divisão de Ônibus da BYD Brasil.

O ônibus elétrico da Embarca é implementado com a carroceria rodoviária Marcopolo Viaggio 1050, modelo indicado para fretamento e viagens de curta e média distâncias, com capacidade para transportar até 46 passageiros. Para Alexandre Cervelin,  gestor de negócios da Marcopolo, a iniciativa está alinhada com a estratégia da empresa em promover ações inovadoras em mobilidade e sustentabilidade. Segundo Cervelin, a Marcopolo está passando por um processo de transformação e, alinhada aos seus valores, está voltada para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade porque acredita que há um ambiente propício no mercado brasileiro para a expansão do transporte sustentável.

Foto: Gelson da Costa/Marcopolo