1001 começa a receber as primeiras unidades do Caio Apache VIP quinta geração

A Auto Viação 1001, operadora de transporte coletivo com sede em Niterói (RJ) e uma das mais tradicionais clientes da Caio Induscar, começa a receber as primeiras unidades de um lote total de 16 ônibus Caio Apache VIP quinta geração adquirido pela empresa. A 1001 foi um dos primeiros clientes fluminenses a fechar o pedido do novo modelo de ônibus urbano da Caio. Com mais de 70 anos de atividades, a empresa faz parte do Grupo JCA, holding que integra várias empresas de transporte de passageiros e de cargas do Brasil. Os novos ônibus devem entrar em operação já em setembro.

“A Caio é uma empresa parceira do Grupo JCA e compartilha conosco o propósito de ofertar aos nossos clientes uma melhor experiência quando se trata de deslocamento, mobilidade, segurança, conforto e tecnologia. Além disso, como Grupo estamos sempre atentos à renovação de frota para o aprimoramento dos nossos serviços. Mesmo neste período desafiador que estamos vivendo, com
tantas incertezas, estamos reforçando nosso compromisso com os clientes e com a sociedade. O Apache VIP quinta geração é uma resposta a nossas demandas, possibilitando agilidade às viagens e praticidade aos usuários”, declara Gustavo Rodrigues, diretor geral do Grupo JCA.

A quinta geração do Caio Apache VIP possui 12,7 metros de comprimento e lotação total para 83 pessoas, equipados com elevadores embutidos na carroceria, que são mais seguros e duráveis, e poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs), mobilidade reduzida ou idosos. Para garantir a segurança, o modelo possui o sistema multiplex que auxilia o motorista na identificação de falhas operacionais e elétricas do veículo, o sistema PNDV (Painel Numérico de Velocidade), que alerta em caso de exceder-se o limite determinado, e câmeras internas e externas na carroceria para monitoramento.

O salão de passageiros ficou mais amplo e conta com ar-condicionado, vidros fumês com bloqueadores solares (o que é muito importante na região do Rio de Janeiro, com verões intensos), poltronas ergonômicas e estofadas com material de fácil limpeza e manutenção, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis acessíveis a todos os assentos e catraca eletromecânica e validador eletrônico de passagens. Itinerários eletrônicos em LED em vários pontos da carroceria facilitam a visualização. O sistema de captação de ar foi posicionado em localização mais elevada para evitar avarias no motor em caso de enchentes.

Foto: Caio Induscar