Nova unidade do Sest Senat é inaugurada em Paranaguá, litoral do PR

O Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou nesta quinta-feira (12) uma nova unidade no litoral do Paraná, instalada no município de Paranaguá. O valor total de investimento é de R$ 15,5 milhões. A cerimônia contou com autoridades do setor de transporte de cargas e dos poderes executivo e legislativo e seguiu os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde.

A nova estrutura tem capacidade para realizar mais de 53 mil atendimentos ao ano. Trabalhadores do transporte e a comunidade poderão usufruir, na área de desenvolvimento profissional, de treinamentos no simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Na área da saúde, de atendimentos de psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia. Todos os serviços são gratuitos para os trabalhadores do transporte das empresas contribuintes e transportadores autônomos também contribuintes.

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos conselhos nacionais do Sest e do Senat, Vander Costa, explica que, com a inauguração da nova unidade, o Sest Senat reforça seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento do transporte no país. “A nova unidade permite ampliar a eficiência das empresas de transporte no estado do Paraná. Temos a convicção de que a capacitação profissional aliada à qualidade de vida, oferecida pelos nossos serviços de saúde, é capaz disso. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte do país”, afirma Costa.

“Trabalhamos intensamente neste projeto. O litoral do Paraná merece uma unidade deste porte. Paranaguá é uma cidade estratégica, um ponto de convergência de muitos profissionais do transporte devido ao porto. Ficamos felizes que motoristas terão mais um ponto de atendimento de ponta e com infraestrutura moderna a seu dispor”, comemora o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e do conselho regional do Sest Senat no Paraná, coronel Sérgio Malucelli.

A nova estrutura tem 1.826,70 metros quadrados de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos, três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos. Na área de saúde está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. A unidade também oferece um centro de eventos.

A unidade de Paranaguá é a sétima a ser inaugurada no Brasil em 2021 e a segunda no Paraná. Ao todo, o país já conta com 159 unidades, sendo 13 delas no Paraná. A inauguração desta quinta-feira integra o plano de expansão e melhoria da rede física do Sest Senat em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite à entidade oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

De: Bem Paraná | Foto: Folha do Litoral