Unidade Móvel de Saúde da Mercedes-Benz faz atendimentos no Rally dos Sertões e no Norte do PR

A Mercedes-Benz criou o projeto Unidade Móvel de Saúde, com carretas que têm a missão de levar acesso ao atendimento de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade social a várias regiões do país. Neste mês, em parceria com a startup social SAS Brasil, duas unidades estarão presentes na maior competição off-road da América Latina, o Rally dos Sertões, realizando atendimentos oftalmológico, odontológico e dermatológico em municípios de três estados do Nordeste, enquanto uma outra carreta, em parceria com a ONG Renovatio, estará em Londrina, no Norte do Paraná, prestando atendimento de oftalmologia a moradores da região.

“A expansão do projeto mostra sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões do território brasileiro quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade. A Mercedes-Benz do Brasil acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, declara Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina.

As duas Unidades Móveis de Saúde que participam do Sertões percorrerão de 11 a 23 de agosto as cidades de Timbau do Sul (RN) dias 11 e 12, Bananeiras (PB) dias 14 e 15, Araripina (PE) dia 18, e Tamandaré (PE) dias 20 e 21, acompanhando o percurso da competição e oferecendo gratuitamente atendimento médico e odontológico para crianças. Além disso, a ação ainda continuará o trabalho de capacitação de profissionais de saúde locais para atuarem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias especializadas no atendimento de pacientes com covid-19. A expectativa é que o projeto beneficie mais de 10 mil pessoas.

O foco da ação será na saúde infantil, no atendimento oftalmológico, através do projeto Ver Magia, com atendimento odontológico e doação de óculos, e na educação em saúde bucal através do projeto Sorrisaria. Também haverá atendimento dermatológico para resolução de demandas pré-existentes e triagem de câncer de pele. A SAS Brasil ainda planeja uma ação de educação em saúde e pesquisa para as mães das crianças atendidas, com a triagem de mais de 2 mil crianças. As doações de óculos programadas serão patrocinadas por diferentes empresas em cada cidade.

A mais nova carreta a integrar o programa das Unidades Móveis de Saúde da Mercedes-Benz é fruto da parceria com a ONG Renovatio, que desenvolve o programa Saúde Visual na Estrada, e atenderá a população de Londrina no estacionamento do Shopping Boulevard Londrina, de 6 de agosto a 6 de novembro, todos os dias, das 8h30 às 18h30, com atendimentos exclusivamente para quem já está na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso especializado em oftalmologia à população do município e região. O programa chega à cidade graças à união da ONG Renovatio com o Hoftalon (Hospital de Olhos de Londrina). A carreta cedida pela Mercedes-Benz ao programa, tracionada pelo cavalo premium Actros, conta com uma equipe de quatro médicos oftalmologistas e seis funcionários responsáveis pelos atendimentos de mapeamento da retina, tonometria, gonioscopia, fundo de olho, entre outros.

Foto: Mercedes-Benz