Carreta do Conhecimento da Fundação Grupo VW chega a Resende

Dentro de seu compromisso com a responsabilidade social corporativa, a Volkswagen, através da sua Fundação Grupo Volkswagen, mantém o projeto Carreta do Conhecimento, escola itinerante dentro de um semirreboque baú com uma infraestrutura completa que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para pessoas da comunidade, que neste ano, em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) chegou a Resende (RJ), município onde se localiza a fábrica da VW Caminhões e Ônibus (VWCO), sendo disponibilizadas 200 vagas em 10 opções de cursos nas áreas Automotiva, Mecânica, Elétrica e Panificação. O projeto já se encontra em atividade no Paraná, em parceria com o Governo do Estado e o Senai PR, e na cidade de São Paulo, em parceria com o Senai SP. O projeto já formou nos dois estados mais de 2.500 pessoas.

As aulas em Resende começaram neste mês e vão até dezembro, com carga horária que varia de 20 a 100 horas, com turmas de manhã, à tarde ou à noite, dependendo do curso. Porém, em virtude da pandemia da covid-19, inicialmente as aulas não serão realizadas nas carretas, mas no Senai Resende, seguindo os protocolos de saúde, com distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel. Os cursos são destinados a pessoas maiores de 16 anos, com ensino fundamental completo e prioritariamente a cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que são selecionados pela equipe do Senai Resende. Os cursos iniciais são de “Introdução ao Polimento de Automóveis” e “Introdução ao Sistema de Injeção Eletrônica Motores Ciclo Otto”. Novos cursos serão oferecidos nos próximos meses.

As Carretas do Conhecimento são escolas móveis que contam espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas para a formação voltada à empregabilidade e ao empreendedorismo, com objetivo de promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver nas pessoas habilidades sociais e competências profissionais, através da qualificação e da abordagem de temas relacionados à formação da cidadania e do aprimoramento socioemocional.

A Fundação Grupo Volkswagen foi criada em 1979 com o objetivo de investir em ações de educação e desenvolvimento de comunidades através de recursos oriundos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen do Brasil. Atualmente, a fundação concentra-se nas causas de mobilidade urbana, mobilidade social, inclusão de pessoas com deficiência e dá suporte técnico às ações de responsabilidade social do Grupo VW no Brasil. A Fundação Grupo Volkswagen é gerida por representantes da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services. As Carretas do Conhecimento são tracionadas por cavalos mecânicos VW Constellation fornecidos pela VWCO.

Foto: VWCO