Marcopolo registra crescimento no segundo trimestre
A Marcopolo obteve crescimento de produção acima do registrado no mercado nacional. No segundo trimestre, o Brasil registrou 4,7%, com 3.456 unidades produzidas, enquanto a Marcopolo (incluindo a sua divisão Volare) atingiu crescimento de 21,6%, com 2.483 unidades produzidas, em comparação com o segundo trimestre de 2020. Com este resultado, a marca amplia sua participação de mercado para 54,1%.
A receita líquida da Marcopolo chegou a R$ 823,7 milhões no segundo trimestre de 2021, representando um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro bruto atingiu R$ 60,5 milhões, com margem de 7,4%. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 140,5 milhões, com margem de 17,1%. O lucro líquido foi de R$ 200,9 milhões, com margem de 24,4%, beneficiado pelo reconhecimento dos processos de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, que representaram impacto positivo de R$ 383,0 milhões, antes de impostos.
“Começamos a perceber sinais de recuperação da confiança de clientes e usuários. Um dos indicativos é o aumento do interesse de compra e maior uso das frotas paradas, o que deve levar a compras efetivas mais adiante. A companhia segue confiante de que a demanda retornará de forma mais intensa no fim do terceiro trimestre de 2021, com boas perspectivas para o quarto trimestre, quando a maioria da população brasileira deverá ter tomado a primeira dose da vacina contra covid-19”, declara José Antonio Valiati, CFO e Diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.
O segmento de fretamento e o programa Caminho da Escola contribuíram significativamente para o desempenho da companhia no segundo trimestre do ano. A Marcopolo entregou 368 unidades para o programa federal Caminho da Escola no segundo trimestre, sendo 120 micros, 18 urbanos e 230 modelos Volare. Em junho deste ano, foi realizada uma nova licitação para a qual a companhia gaúcha produzirá 3.900 unidades, do total de 7.000 ônibus licitados. “Aguardamos a homologação desta licitação para iniciar a produção. Além disso, seguimos otimistas com o avanço da vacinação, a reabertura das escolas e universidades e a retomada do segmento de turismo”, destaca Valiati.
Em relação aos mercados externos, a produção da Marcopolo direcionada para exportações no segundo trimestre foi 18,8% superior ao mesmo período do ano anterior. Nas unidades industriais localizadas fora do Brasil, a produção cresceu 61,2% em comparação com o segundo trimestre de 2020, quando parte das operações se encontravam com as atividades suspensas em função da pandemia. Os números representam um total de 30,9% da receita líquida da companhia no segundo trimestre de 2021. “Países mais avançados na vacinação, como o Chile, mostram recuperação de volumes, ao mesmo tempo que mercados importantes, como Peru e América Central, avançam mais lentamente”, explica o CFO.
O continente africano segue como um mercado importante para a companhia, com volumes expressivos previstos para o segundo semestre de 2021. Na África do Sul há indicação de recuperação de volumes no curto prazo. No segundo trimestre de 2021, a produção consolidada para o país africano foi de 90 unidades, frente aos 24 veículos no mesmo período do ano passado. Na América Central, o volume da produção consolidada alcançou 190 veículos no segundo trimestre deste ano, ampliando a participação no México, que no segundo trimestre do ano anterior representou 161 unidades. Na Argentina, a Marcopolo mantém a produção acelerada de ônibus urbanos, com 145 unidades fabricadas no segundo trimestre.
No segundo trimestre, a companhia fez importantes lançamentos que devem contribuir para o fortalecimento do seu desempenho no mercado. Em maio, a Marcopolo apresentou a linha Volare New Attack, com novo design, e em junho chegou o Marcopolo Viaggio 800, modelo desenvolvido especificamente para o setor de fretamento, segmento que registrou significativo crescimento durante a pandemia, ao contrário do mercado de ônibus em geral, que apresentou fraco desempenho. No mês passado, foi lançada a Geração 8 da linha de ônibus rodoviários da marca, com substancial evolução em performance, segurança, conforto e design, desenvolvida com foco nos usuários, motoristas e operadoras de transporte. Os novos produtos deverão impulsionar as vendas da montadora a partir do terceiro trimestre, em um momento de início de retomada do segmento de transporte coletivo.
Foto: Julio Soares/Marcopolo