Iveco Bus lança nova geração do Daily Minibus

A Iveco está apresentando a nova geração da van Daily Minibus, destinada ao transporte de passageiros, disponível nas versões Fretamento e Turismo, na configuração 45-170, com rodado simples traseiro e capacidade de 15 passageiros mais o motorista, e 50-170, com rodado duplo traseiro e capacidade de 20 passageiros mais o motorista. O modelo, que ganhou o design da nova linha Daily, apresenta como vantagem frente aos concorrentes o fato de utilizar chassi com longarina, similar ao de caminhões e picapes médias e grandes, que apresenta, em comparação com veículos de plataformas monoblocos, maior robustez para trafegar em pavimentos irregulares.

“O novo Iveco Daily Minibus é um verdadeiro ‘pacote de soluções’ para o mercado do transporte de passageiros na América do Sul. Aliamos durabilidade e versatilidade em um projeto que segue a linha de design e qualidade dos produtos comercializados pela marca na Europa”, afirma Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus.

O novo Daily Minibus possui itens de série como controle de estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, sensor de ré, rádio com Bluetooth e entrada USB, airbag para o motorista e trio elétrico. Como opcionais, oferece airbag duplo, multimídia, comandos no volante e câmera de ré.

A nova Minibus apresenta também versão com dispositivo de poltrona móvel (DPM) Elevittá, sendo a primeira van de passageiros inclusiva do mercado, oferecendo ao passageiro com mobilidade reduzida o mesmo conforto dos outros ocupantes a bordo do veículo. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, permitindo ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.

“Nosso produto foi projetado para oferecer ao passageiro conforto e segurança em diferentes versões. Destaco o maior vão de porta do segmento, que facilita o embarque de passageiros, o corredor central e a altura interna do salão, 1,90 cm, que facilita o acesso a todos os assentos”, enfatiza Roberto Pavan, gerente de Marketing de Produto da Iveco Bus.

No interior, destaque para o conforto e a ergonomia, apresentando direção com coluna ajustável, volante com diâmetro similar ao de um automóvel, alavanca de câmbio posicionada no painel, porta-objetos para o motorista e melhor isolamento acústico. O painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção, sistema multimídia (opcional), com tela de 7″, que amplia a integração homem-máquina com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play. O objetivo da Iveco foi dar à Minibus as características de conforto de um carro premium.

A van da Iveco é equipada com o motor FPT F1C 3.0 16V de 4 cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica Common Rail, com potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque máximo de 400 Nm de 1.250 rpm e 2.900 rpm, que conta com a tecnologia EGR para a redução de emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) através da recirculação de gases de escape, dispensando o uso do agente Arla 32 no catalisador.

A nova Daily Minibus conta ainda com itens de segurança como assistente de estabilidade eletrônica, assistente de freio hidráulico, compensação hidráulica de frenagem, performance  hidráulica do freio traseiro, controle estendido de estabilidade, intervenção do movimento de rolagem, mitigação de capotagem e controle de partida em subidas.

A nova van Daily conta também com a versão Vetrato, que oferece as mesmas características técnicas e funcionais da Minibus, com as as mesmas janelas laterais de vidro, mas com o salão de passageiros vazio, destinada a implementadores que customizam o interior conforme a necessidade do cliente.

Fotos: Iveco