Novo Volvo Connect amplia ainda mais a conectividade na gestão de frotas

A Volvo lança, junto com a nova linha de caminhões F, o novo portal digital Volvo Connect, um ecossistema completo que dá acesso fácil e amigável aos dados dos novos FH, FM, FMX e FMX Max, e também para os modelos VM que possuem os módulos eletrônicos para captação de dados, proporcionando aos operadores de transporte uma melhor gestão da frota e do consumo de combustível, responsável por cerca de 45% do custo da operação. A plataforma substitui o Dynafleet, a montadora migrou os clientes deste antigo sistema de informações para o novo Volvo Connect.

“A nova linha de caminhões Volvo eleva a segurança, melhora o ambiente de trabalho para o motorista, amplia a rentabilidade e a produtividade. Em conjunto com o Volvo Connect, entrega aos nossos clientes mais disponibilidade, menos consumo de combustível e uma gestão mais precisa da frota. Tudo isso na palma da mão”, afirma Carlos Banzzatto, gerente comercial de Pós-Venda da Volvo.

O Volvo Connect capta informações das centrais eletrônicas dos veículos e transmite on-line, podendo ser acessados pelo gestor de frota no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar os dados com outras plataformas, basta conectar o pacote de informações do Volvo Connect no sistema da empresa. O novo sistema é amigável e permite que o frotista customize o painel de controle com as informações que considerar mais relevantes à sua aplicação, como variação de nível de combustível, do Arla 32, da velocidade máxima e média, da rotação de marcha e faixa econômica, do tempo de uso do piloto automático, entre outros.

“Um transportador com diferentes rotas e operações, por exemplo, consegue classificar cada veículo em cada rota para comparativos de percurso, de veículo, de condutor”, explica Banzzatto. Assim, é possível definir metas específicas para os motoristas e montar comparativos de resultados e performance para cada um deles.

O Volvo Connect também ajuda na gestão das manutenções ao oferecer o histórico de todas as paradas de cada caminhão, apresentando um calendário próprio para gerenciamento e planejamento de toda a informação da frota. E o cliente pode adquirir apenas os dados e serviços que desejar. “Não tem combo. O cliente seleciona, retira ou adiciona um determinado serviço de um jeito muito simples e amigável”, destaca o gerente da Volvo.

A Volvo oferece treinamento completo para a equipe de gestão das empresas que adquirem o Volvo Connect. Uma equipe de especialistas na fábrica fornece uma consultoria exclusiva para a gestão de combustível, analisa e regularmente envia relatórios com pontos de melhoria e oportunidades para economizar em rotas, veículos ou tipo de condução. “O objetivo da consultoria é maximizar os resultados do Volvo Connect nesse ponto vital da operação, que é o combustível”, finaliza Banzzatto.

Foto: Volvo