Meritor produz novo eixo MS-120 ECO para o caminhão elétrico VW e-Delivery

A Meritor Brasil lança o novo eixo trativo MS-120 ECO (sigla de “Electric Compatible“) desenvolvido especialmente para o recém-lançado e-Delivery, caminhão 100% elétrico da VW Caminhões e Ônibus. A Meritor é integrante do e-Consórcio na fábrica da VWCO em Resende (RJ), que reúne um grupo de fornecedores específicos para atender a linha de montagem dos veículos elétricos da montadora. Ambas as versões de 11 toneladas (4×2) e 14 toneladas (6×2) do e-Delivery recebem o novo eixo MS-120 ECO.

“Consideramos o comportamento do sistema nas adaptações, a topografia, o regime de trabalho para dimensionarmos a vida dos componentes, garantindo o padrão de qualidade e confiabilidade da nossa marca num processo sob medida. No motor elétrico, algumas características críticas como o torque e a rotação possuem comportamentos muito distintos quando comparados ao sistema de propulsão fóssil (diesel). Com isso, desenvolvemos rolamentos de classe especial para o diferencial, sistema de juntas mais robustas em função desta característica do próprio sistema”, declara Fabio Brandão, diretor de Engenharia do Produto da Meritor Brasil.

Parceira desde o início do Consórcio Modular da VWCO, a Meritor fornece eixos traseiros e todos os componentes de suspensão para cerca de 80% dos caminhões e ônibus da marca, já tendo superado a marca de 1 milhão de kits de suspensão montados em veículos na planta fluminense. Além do Módulo Meritor, criado há 25 anos na VWCO, a Planta Meritor Resende, inaugurada em 2013 e localizada no Parque de Fornecedores VW, produz eixos trativos traseiros completos para equipar desde caminhões leves até pesados da marca, incluindo a montagem dos componentes que integram o sistema, como freios, cubos, tambores, semieixos, diferenciais, entre outras peças.

As operações da Meritor Brasil na planta do Rio de Janeiro integram as estratégias de inovação e padrão de qualidade da VW Caminhões e Ônibus e do Grupo Traton, com mão de obra qualificada, estrutura e maquinários modernos, e prestação de serviço com excelência. Além do fornecimento de eixos, a Meritor realiza todo o sequenciamento para a produção da VWCO, conforme demanda e especificações técnicas determinadas pela marca.

Imagem: Meritor/VWCO