Grupo Traton compra Navistar por 3,7 bilhões de dólares

A Traton, grupo que pertence ao conglomerado Volkswagen, anunciou a aquisição da Navistar Inc. por 3,7 bilhões de dólares (cerca de R$ 18,8 bilhões). Com a fusão, a Traton passou a deter todas as ações ordinárias da companhia norte-americana. A Navistar é controladora das marcas International Trucks, IC Bus, motores Navistar e MWM, e agora passa a integrar o Grupo Traton, proprietário das marcas VW Caminhões e Ônibus (VWCO), MAN, Scania e plataforma de serviços digitais Rio.

“Hoje é um dia sensacional para o Grupo Traton e para os nossos novos colegas da Navistar, que se juntam à família Traton global. A partir deste dia, estaremos trabalhando lado a lado para trazer o transporte sustentável do futuro um pouco mais perto. Isso é algo com o qual todo o grupo está ansioso. O fato de que esta fusão foi implementada de forma rápida e harmoniosa, apesar dos obstáculos apresentados pela pandemia da covid-19, é uma prova do impressionante trabalho em equipe em ambos os lados do Atlântico. Gostaria de agradecer a cada um dos envolvidos”, declarou Matthias Gründler, CEO da Traton.

“Nos últimos cinco anos, a Navistar e as marcas da Traton trabalharam muito bem em conjunto e é emocionante fazer agora parte do Grupo Traton global. Nosso entendimento comum sobre o futuro do transporte e nossa herança conjunta criam uma base muito sólida para nosso caminho comum. A indústria de transporte está mudando rapidamente. E, juntos, daremos forma a essa mudança — para o bem de nossos clientes. A equipe da Navistar está pronta para a próxima etapa de colaboração”, complementou Persio Lisboa, CEO da Navistar.

A Traton e a Navistar mantêm uma aliança estratégica desde 2017, e com a união essa parceria se tornará muito maior. Como nova integrante do Grupo Traton, a Navistar poderá contar com o compartilhamento ainda maior de tecnologias entre as engenharias das duas companhias, especialmente no que diz respeito à transição para a mobilidade elétrica e à direção autônoma, tecnologia a qual a companhia norte-americana já vinha desenvolvendo em parceria com a TuSimple. A união entre as duas companhias estabelece um novo player global com atuações complementares, com a Traton operando na Europa, América Latina, Oriente Médio e África, enquanto a Navistar permanecerá como o braço do grupo principalmente nos mercados da América do Norte.

Foto: Navistar