Caio apresenta quinta geração do ônibus urbano Apache VIP

A Caio Induscar apresentou para a imprensa, em coletiva virtual, a geração V do ônibus urbano de motor frontal Apache VIP em um ano em que a encarroçadora celebra 75 anos de fundação e também os 20 anos de lançamento da linha Apache. A live contou com a presença de executivos da companhia, que apresentaram todas as novidades do modelo e responderam às perguntas dos jornalistas.

O design externo é totalmente novo, com nova frente que traz faróis com o estilo característico da marca, posicionados em ângulo, que dão sensação de dinamismo ao veículo. O conjunto óptico agora é menor e em full-LED, tecnologia que foi introduzida pela Caio em ônibus urbanos pela primeira vez no Brasil. A grade frontal acompanha de modo harmonioso as formas dos faróis e contribui com a redução do arrasto aerodinâmico do veículo em conjunto com o para-brisa, que ganhou nova curvatura, e com as janelas laterais com vidros inteiriços colados no mesmo plano da carroceria. Na traseira, destacam-se as novas lanternas traseiras em LED, contidas dentro de elementos na cor vermelha que se prolongam até o teto do ônibus, proporcionando um aspecto imponente e sofisticado ao modelo.

“O novo Apache não perdeu a essência da geração anterior. Se você olhar a dianteira do veículo, irá imediatamente fazer a associação. Nossa equipe priorizou manter esse mesmo conceito, para que a identificação fosse mantida. Nesta atualização também fizemos uma homenagem à primeira geração do Apache VIP, aplicando no logotipo o mesmo tom de dourado usado há 20 anos”, declara Roberto Barduco, gerente de design da Caio Induscar.

As portas de acesso do novo Apache VIP foram reposicionadas, com melhor alinhamento com a lateral da carroceria e otimização do espaço interno. A largura externa do ônibus aumentou em 50 mm, passando de 2500 mm a 2550 mm, enquanto no espaço interno aumentou 70 mm, passando de 2.360 mm a 2.430 mm, possibilitando maior lotação. Essa melhoria, resultado de testes estruturais e de materiais, não impactou no peso do veículo, que se manteve o mesmo comparado à geração anterior. O novo ônibus está disponível com comprimento total de 9,50 metros a 15 metros.

Os testes estruturais foram realizados de forma digital, com uso de inteligência artificial, e em campo de provas, comprovando a eficiência a robustez do projeto da estrutura do novo Apache VIP. As poltronas trazem novos padrões de cores e texturas, em materiais que permitem rápida e eficiente higienização. Internamente, foram adotadas novas tonalidades, seguindo o novo conceito das Cores de Transição, definição surgida na Europa com o objetivo de tornar mais clean e visualmente mais agradável o ambiente interno dos veículos usados no transporte urbano, visando ao conforto dos passageiros.

“Todos os profissionais que possuem contato com nossos clientes foram instruídos sobre todos os diferenciais e particularidades do novo Apache VIP, o que é fundamental para mantermos a excelência no atendimento e demais processos”, afirma Rafael Ting, engenheiro de produto da companhia.

“A intenção é comunicar com todos os nossos públicos: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, imprensa, admiradores de ônibus e comunidade. Para isso estamos realizando ações externas, nas redes sociais e veículos de imprensa, e ações internas, para que nosso time conheça por completo o lançamento. É com muito orgulho que apresentamos ao mercado um produto com tantos atributos”, destaca Tânia Pires de Souza, gerente corporativa de Comunicação e Marketing da Caio.

Assim como a geração anterior, o novo Apache VIP está disponível para implementação em chassis Agrale, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo. A Caio informou ainda que, além do Apache VIP, está prevista a nova geração do Millennium, modelo destinado a chassis com motor traseiro a combustão ou propulsão elétrica, mas não informou quando será a sua chegada.

Foto e imagem: Caio Induscar