Caminhão Mercedes-Benz 1944 S alcança 2 milhões de km sem abrir o motor

O cavalo mecânico extrapesado Mercedes-Benz 1944 S 6×2, ano 2004, de propriedade do caminhoneiro autônomo Edson Carlos Araújo, de Anápolis (GO), alcançou o marco de 2.000.000 de quilômetros sem precisar abrir o motor. Araújo é o segundo proprietário do veículo, adquirido em 2011, com o qual operou aproximadamente 1.400.000 quilômetros. O 1944 S, junto com o 1938 S, trouxe para o Brasil a cabine da série FSK, sendo um dos precursores da linha de cavalos Axor atualmente oferecida no portfólio da marca.

Para registrar esse desempenho notável, a Mercedes-Benz presenteou o cliente com uma pintura totalmente nova da cabine, faixas adesivas nas portas e troca de algumas peças externas, como o para-sol. A Tecar Diesel, concessionária de Anápolis, realizou o serviço de desmontagem, pintura e remontagem da cabine do 1944 S. Enquanto aguardava o restauro de seu caminhão, o cliente recebeu emprestado um Axor 2644 da frota de demonstração da fábrica para continuar trabalhando.

“Meu pai era caminhoneiro e tinha um Mercedes-Benz 1111, aquilo sempre ficou registrado para mim desde criança. Meu filho de 18 anos já está no mesmo caminho. E se antes da reforma do 1944 esse Mercedes-Benz já era a nossa paixão e o nosso ganha-pão, estamos ainda mais apaixonados, ele ficou lindo e maravilhoso. Quero melhorar ainda mais o veículo e nem penso em trocar, porque quero chegar a 2.500.000 quilômetros com esse motor, que é uma maravilha. Sempre procurei trabalhar direitinho com esse caminhão. Utilizo o veículo de acordo com suas características, respeito os limites da Lei da Balança, realizo as verificações diárias e faço as manutenções e revisões de acordo com a orientação da fábrica. Daí a alta quilometragem. Além disso, esse meu 1944 surpreende a todos na média de consumo, que é ótima e me dá rentabilidade. Uma máquina boa e um Mercedes-Benz, o que me ajudou a alcançar esse marco”, declara o proprietário.

Edson Carlos começou a trabalhar com o 1944 S 6×2 puxando semirreboque baú carga seca. Dois anos depois, passou a trabalhar com bitrem graneleiro durante seis anos. Atualmente, opera com um bitrem tanque, transportando, em média, 30 toneladas de óleo vegetal de soja por viagem para empresas da região de Anápolis, atuando geralmente em rotas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, mas também rodando para qualquer ponto do país, dependendo da demanda. “Meu caminhão é o meu parceiro de estrada. É a minha segunda casa. Na verdade, é até a primeira, porque vivo mais dentro dele do que na minha própria casa”, explica o proprietário.

“O zelo do Edson Carlos com seu caminhão merece todos os aplausos, o que ganha mais significado ainda pelo Dia do Caminhoneiro, celebrado neste 30 de junho. A alta quilometragem alcançada por ele é uma referência muito importante de elevada resistência do nosso caminhão. Estamos atentos ao que o Edson Carlos e todos os caminhoneiros do Brasil, nossos parceiros de longa data, têm a nos mostrar e dizer, afinal, As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz“, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Ficamos muito impressionados com essa alta quilometragem, identificada pelo nosso pessoal de campo juntamente com a Tecar Diesel. Esses 2.000.000 de quilômetros significam uma média de mais de 117.000 por ano, sem abrir o motor e sem nenhuma alteração técnica. Parabéns ao Edson Carlos pelo rigoroso cuidado com o motor, que é o coração do seu caminhão, e que por muitos anos vem assegurando durabilidade e longa vida útil, além de força, desempenho, economia e rentabilidade. Isso reafirma tudo aquilo que sempre buscamos oferecer aos clientes dos caminhões da nossa marca, ou seja, o motor Mercedes-Benz é feito para durar”, finaliza Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

Foto: Mercedes-Benz