Polimix adquire 150 caminhões betoneiras Volvo VM Light Mixer

A Volvo fechou a venda de 150 caminhões betoneiras Volvo VM Light Mixer para a Polimix Concreto, uma das líderes nacionais na produção de concreto dosado em central. Do lote negociado, a empresa já recebeu 52 unidades, e os caminhões restantes serão entregues até julho. Os veículos operarão em obras na região metropolitana de São Paulo (SP). A Polimix financiou parte dos veículos pela Volvo Financial Services e também contratou o Plano de Manutenção Ouro Volvo, o mais completo da marca, com cobertura total das manutenções preventivas e corretivas.

“É uma aquisição importante para nossa frota. Estamos continuamente trabalhando para aumentar a produtividade, baixar custos operacionais e ser cada vez mais rápidos e ágeis no serviço prestado aos nossos clientes”, declara Galid Osman, líder de negócios da Polimix Concreto. “Esta é uma parceria de grande relevância e um negócio marcante para nós. A Polimix é uma empresa com longa tradição em serviços de qualidade e uma das líderes brasileiras na área em que atua”, complementa Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo.

A Polimix testou inicialmente dois Volvo VM Light Mixer em operações reais de transporte de concreto em São Paulo e aprovou a performance do modelo, decidindo por fechar a compra de 150 unidades. A empresa já possui uma frota de cerca de 2 mil caminhões betoneiras, mas é a primeira vez que adquire veículos Volvo para seu segmento de concreto. A Organização Polimix, grupo do qual a Polimix Concreto faz parte, já opera há anos com caminhões extrapesados Volvo em sua transportadora Logmix e com equipamentos de construção Volvo CE em pedreiras.

A Polimix, com sede em Santana de Parnaíba (SP), foi fundada no Espírito Santo em 1976 e possui mais de 200 unidades de concreto estrategicamente espalhadas no território nacional, com uma capacidade de produção anual de 10 milhões m³ no Brasil, além de uma capacidade instalada de 1 milhão m³ em outras 30 unidades na Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia, Panamá e Estados Unidos.

O VM Light Mixer foi lançado no ano passado e é um caminhão vocacional para o segmento de betoneiras, projetado sob medida para aumentar a capacidade de carga e a rentabilidade do transporte de concreto. O modelo foi desenvolvido em conjunto com implementadores para tornar o caminhão ainda mais leve em relação ao VM 8×4 que já existia em seu portfólio, com redução da tara do veículo em 900 kg, fazendo com que o conjunto caminhão + betoneira baixasse quase 2.500 kg, permitindo transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança. “Tudo feito sem comprometer a consagrada robustez do modelo Volvo VM”, destaca Cavalcanti.

O chassi é produzido com ligas especiais de aço LNE 60, mais leves e resistentes, e possui entre-eixos de 4.550 mm, ideal para melhor distribuição de peso da betoneira. Apesar do chassi mais curto, o modelo é equipado com tanques de combustível de 200 litros e de Arla 32 de 50 litros, o que possibilita que rode o dia todo sem reabastecimento. Outra inovação é o 4º eixo direcional dianteiro, que contribui com a distribuição de peso, diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra.

Foto: Volvo