Nova geração do Volvo FMX Max tem maior capacidade de carga

A Volvo apresenta no Brasil o novo caminhão vocacional FMX Max destinado a operações de mineração e construção pesada. A nova geração do modelo traz novidades, como a nova cabine, novo eixo traseiro, novas suspensões dianteira e traseira e freios mais eficientes e carga útil muito maior, com um PBT (peso bruto total) de 58 toneladas em sua versão 8×4, representando um aumento de 10% na capacidade de carga. O novo FMX Max tem opções de motorização de 460, 500 e 540 cv de potência.

“O FMX Max é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo. “Ele tem uma configuração que maximiza ganhos e reduz o custo operacional, com maior capacidade de carga, maior produtividade e robustez, mantendo sua grande disponibilidade”, complementa William Junqueira, engenheiro de Vendas da marca.

O novo FMX Max é oferecido nas configurações 6×4, 6×6 e 8×4. O novo eixo traseiro possui maior durabilidade, com 38 toneladas de capacidade de carga vertical, permitindo capacidade máxima de tração (CMT) de 225 toneladas em aplicações de mineração. O eixo é produzido pela própria Volvo, desenvolvido em parceria com a Volvo Construction Equipment, o braço da marca que produz máquinas da linha amarela, dedicadas à mineração e construção civil.

A suspensão dianteira recebeu novos feixes de molas e lâminas reforçadas que garantem capacidade de 20 toneladas (10 toneladas por eixo) na dianteira. Na traseira, que suporta 38 toneladas, a suspensão agora é equipada com robustas barras de proteção, uma travessa central 100% fundida e molas parabólicas, que resistem mais à fadiga, oferecem menor peso e proporcionam rodar suave e confortável. O modelo possui chassi duplo integral, rodas ainda mais reforçadas e freios de serviço 8% mais eficientes, além de EBS (sistema eletrônico de frenagem) e retarder de série. “É um veículo ainda mais forte e que carrega mais peso, sem renunciar a sua grande durabilidade”, destaca Jeseniel Valerio, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo Caminhões.

O FMX Max ganhou nova cabine com design agora alinhado ao do FH, com linhas externas mais modernas e aerodinâmicas, novos faróis com luz diurna (DRL) de LED em forma de V e grade de proteção, setas laterais, para-choque e retrovisores. A cabine apresenta maior área envidraçada, com aumento de 10% na visibilidade, e maior espaço interno. Uma inovadora escotilha em aço é também uma saída de emergência em caso de acidentes, permitindo abertura para circulação de ar e redução de calor no interior da cabine.

O novo painel de instrumentos é 100% digital, com tela de 12 polegadas, com várias opções de tela que podem ser configuradas conforme as necessidades da aplicação. O painel garante facilidade nas inspeções pré-viagem, muito importantes nas aplicações off-road, permitindo, por exemplo, a checagem automática de desgaste dos freios e do nível do fluído de arrefecimento, entre outros dados do veículos, com os dados mais importantes para a operação podendo ser colocados em destaque pelo motorista no cluster, como, por exemplo, a pressão do turbo ou a velocidade. A nova central multimídia de 9 polegadas do FMX Max, traz o rádio e a parte de comunicação, aplicativos e outras configurações do veículo, podendo ser acessado através dos novos controles do volante, que permitem efetuar a mudança das telas do cluster de instrumentos ou da central multimídia, ou manejar outras funções, como o piloto automático e manter a distância do veículo à frente, entre outros comandos.

O novo FMX Max oferece 5 modos de condução: Econômico, Performance, e agora também os novos Standard, Off Road e HD (Heavy Duty). A transmissão I-Shift, com nova alavanca menor e mais ergonômica, possui nova inteligência que atua em diversas situações, alterando pontos e rotações de trocas de marcha com foco na produtividade, trazendo software específico para as operações de mineração e construção. Outras novidades são o controle da tração de série, auxílio de partida em rampa e bloqueio automático do diferencial, além de ABS e controle de tração especialmente desenvolvidos para operações off-road. O painel de controle de tração concentra todas as funções do mesmo lugar para facilitar a operação do condutor.

O Volvo FMX Max conta com pacote de segurança com freios eletrônicos EBS de série, com opções de instalação de airbag, controle eletrônico de estabilidade, direção inteligente VDS, entre outros itens, além de poder receber até oito câmeras auxiliares para melhorar a visibilidade, com quatro delas podendo ser visualizadas simultaneamente na central multimídia.

Foto: Volvo