Marcopolo apresenta novo Viaggio 800, modelo desenvolvido para fretamento

A Marcopolo anuncia o novo Viaggio 800, modelo direcionado especialmente para operações de fretamento, segmento que apresentou crescimento de 80% em relação ao período do ano anterior, principalmente devido à pandemia e a exigência de isolamento entre os passageiros para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Nos primeiros cinco meses de 2021, a Marcopolo produziu 688 ônibus destinados a fretamento, detendo 62% de market share nesse segmento, o que levou a encarroçadora gaúcha a desenvolver um modelo específico para essa operação.

“Nosso foco é oferecer opções inovadoras, para isso aprofundamos o entendimento das necessidades do mercado e dos passageiros. Queremos garantir a produção de modelos cada vez mais modernos, seguros e confortáveis. O Viaggio 800 chega com o conceito de modelo da linha Premium, complementando o nosso portfólio, tornando-o ainda mais competitivo”, declara Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.

O novo Viaggio 800 foi apresentado de forma individualizada a cada cliente nos últimos três meses, já tendo comercializado 100 unidades do modelo. As seis primeiras unidades estão sendo entregues à Piccolotur, uma das mais tradicionais operadoras do setor de fretamento contínuo e eventual, com mais de 60 anos de atividade na região de Jundiaí (SP), Campinas (SP) e parte da Grande São Paulo atendendo a empresas de vários segmentos.

O Viaggio 800, produzido no complexo industrial da Marcopolo em Caxias do Sul (RS), possui largura de 2,60 m que proporciona maior espaço interno, e comprimento total da carroceria de 12,4 m para 48 passageiros e de 13,50 m para 52 passageiros. O modelo foi desenvolvido para diferentes opções de chassi com motor dianteiro das várias marcas disponíveis no mercado, e permite manutenção ágil e fácil. O design externo apresenta a característica identidade da marca, com conjunto óptico dianteiro com faróis redondos e luzes diurnas (DRLs), setas em LED e faróis de neblina opcionais.

Internamente, o novo ônibus para fretamento apresenta com novo acabamento interno no cockpit do motorista, mais moderno e com melhor nível de qualidade, contando com nova parede de separação total, com porta em posição que garante melhor acesso ao salão de passageiros. Para estes são oferecidas duas opções de poltronas do modelo Executiva, fabricadas com espuma especialmente desenvolvida para se moldar às características biométricas do corpo humano, além de um novo porta-pacote mais funcional. O sanitário do veículo ganhou layout ergonômico, com janela maior para entrada de luz natural, sistema Ecoflush e pia em aço inox. O Viaggio 800 é equipado com elevador para acessibilidade de pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas com mobilidade reduzida (PMR).

Foto: Julio Soares/Marcopolo