Volvo lança novos extrapesados FH, FM e FMX no Brasil

A Volvo apresenta no Brasil as linhas de caminhões FH, FM e FMX renovadas, poucos meses após ser lançados na Europa. Os novos veículos trazem novidades no design externo, um inédito pacote de itens de segurança de série, novo painel com tecnologia digital de ponta, conectividade, redução do consumo de combustível e cabines totalmente novas e mais aerodinâmicas nos modelos FM e FMX. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.

“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”, acrescenta Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo.

Os modelos extrapesados ganharam um novo painel digital de 12″ totalmente digital e configurável, com informações de operações na tela central do cluster de instrumentos como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento, entre outros inúmeros itens. O display do GPS pode ser colocado no centro do campo visual, assim como visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções.

Os modelos ganharam também central multimídia com tela de 9″ sensível ao toque de fácil visualização e que traz tudo ao alcance da mão e visão do condutor, com rádio, espelhamento de celular e toda a parte de comunicação do veículo, com telemetria, aplicativos, entre outras configurações importantes. Os novos Volvos vêm com uma nova versão, já pré-mapeada de fábrica, do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher automaticamente as marchas mais adequadas ao terreno, proporcionando melhora do desempenho e economia de combustível.

A transmissão I-Shift ganhou nova alavanca mais ergonômica e ficou ainda mais inteligente, oferecendo até cinco modos de condução, dependendo do modelo. A cabine dos novos Volvos ganharam um novo colchão com espuma de alta densidade para a cama das versões leitos, novas entradas USB, novos tecidos de assentos que permitem maior facilidade de limpeza. As cabines dos modelos FM e FMX ficaram maiores, com espaço interno mais amplo e mais conforto para os ocupantes, e maior área envidraçada que proporciona visibilidade 10% maior.

Os novos FH, FM e FMX trazem o novo Volvo Connect, um ecossistema digital com acesso ágil e amigável a vários dados do veículo, favorecendo a gestão da frota, com novas funções que aumentam a segurança das operações e a economia de combustível, item este que se reflete diretamente no custo operacional. “O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, explica Carlos Banzzatto, gerente de Serviços Comerciais da Volvo.

A nova linha de extrapesados Volvo chega com muitas mudanças no design externo das cabines. O FH ganhou novo conjunto óptico com luz diurna (DRL) de LED em forma de V e nova grade frontal levemente mais rebaixada e com nova tela tipo colmeia na cor prata, além de melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e seta deslocada para a porta, que permitem melhor fluxo do ar no deslocamento do veículo. As cabines dos novos FM e FMX seguem o mesmo design externo da linha FH, resultando em significativa melhoria no índice de arrasto aerodinâmico em relação às gerações anteriores, além de unificar a identidade de design de toda a gama de extrapesados da marca.

Foto: Volvo