VWCO dá início à produção do caminhão 100% elétrico e-Delivery

A VW Caminhões e Ônibus anuncia o início da produção do caminhão 100% elétrico e-Delivery no complexo industrial em Resende (RJ) nesta terça-feira (15), uma data histórica para a marca no ano em que comemora seus 40 anos de fundação, pois trata-se do primeiro caminhão com propulsão elétrica da VW. O primeiro e-Delivery fabricado, modelo 4×2 com PBT de 11 toneladas, integrará a frota da própria montadora.

“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

A VWCO investiu cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento do e-Delivery e no complexo produtivo para produzi-lo, construindo uma nova área de mil metros quadrados em Resende dedicada exclusivamente à eletrificação, o e-Shop. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, e os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuarem nesse departamento.

No e-Shop os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez (comissionamento de energia) para serem ligados, dentro de todos os mais rígidos protocolos de segurança. Os modelos e-Delivery começam a ser produzidos na mesma linha de montagem dos veículos diesel, onde recebe itens básicos comuns a toda a linha Delivery, como cabine e suspensões, entre outros, o que permite agilizar a produção e reduzir custos, e depois os veículos seguem para a implementação dos sistemas de eletrificação no e-Shop.

Foram implementadas modernizações em cada etapa da linha de montagem para a otimização da produtividade. Na pré-montagem do motor, por exemplo, agora são intalados os sistemas auxiliares, enquanto o componente de tração, por sua arquitetura mais enxuta, segue direto para a borda de linha. Pela primeira vez também, a suspensão pneumática, fornecida pela SAF-Holland, é instalada dentro da própria fábrica.

O e-Delivery se beneficia do conceito de indústria 4.0 e do emprego de 60% de automação na armação da cabine adotados na linha de montagem da família Delivery. Cada veículo recebe um chip para reconhecimento automático e programação dos robôs que o produzirão, tecnologia de ponta similar à utilizada na Europa. No final do processo de montagem, além do e-Delivery passar pelos mesmos testes de qualidade e resistência a que são submetidos todos os outros produtos da linha VWCO antes de serem liberados, o modelo passa por aprovações específicas para veículos elétricos.

Foto: VWCO