Mercedes-Benz exporta 18 caminhões Atego para coleta de resíduos no Chile

A Mercedes-Benz fechou a venda de 18 unidades do caminhão Atego 1729 para a empresa chilena Transfich. Os veículos são destinados à coleta urbana de resíduos no município de Pudahuel, na Região Metropolitana de Santiago. Com 24 anos de atuação no setor, a Transfich também se dedica à varrição de ruas e áreas verdes, e da limpeza e conservação de espaços públicos. Além de Pudahuel, também presta serviços ao município de Conchalí. A transação foi intermediada pela Kaufmann, distribuidora oficial de veículos da Daimler no Chile.

“Esta é a primeira vez que trabalhamos com a Kaufmann. Notamos que é um caminhão muito bom, que foi customizado para nós, pois uma caixa coletora de lixo está montada em sua parte traseira, o que prestaria um serviço de melhor qualidade. Espero que seja uma relação comercial longa e frutífera com a Kaufmann”, declara Jaime Briceño, gerente geral da Transfich.

Além da Mercedes-Benz, a Kaufmann é a representante oficial das marcas Mitsubishi Fuso e Freightliner no Chile, duas marcas que também pertencem ao Grupo Daimler. A Kaufmann é líder em vendas de caminhões no Chile, e entre os clientes da empresa estão importantes empresas de mineração, construção e logística daquele país. Os modelos Atego embarcados para o Chile foram produzidos na unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), desenvolvidos sob medida e implementados com sistema de coleta da McNeilus.

“O Chile é um dos principais e tradicionais mercados de exportação dos veículos fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, sempre demandando produtos inovadores e com melhor custo-benefício. Por meio da consultoria da nossa equipe, entregamos a melhor solução para cada mercado. Este é o caso do Atego coletor de lixo customizado para a Transfich, caminhão que se destaca pela força, robustez e resistência no trabalho severo da coleta urbana, com economia no consumo de combustível e conforto para o motorista”, afirma Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler América Latina.

O Atego 1729 exportado para o Chile é equipado com o motor diesel OM 926 LA de 6 cilindros com 286 cv de potência e 1.120 Nm de torque, e entre-eixos de 4.800 mm, apto para implementação com compactadores de 19 metros cúbicos. Além do câmbio mecânico de 8 marchas + 1 super reduzida, a marca oferece uma versão equipada com transmissão automática Alisson de 6 marchas.

O Atego destaca-se pela robustez e baixo custo operacional, com chassi de fácil implementação, suspensão da cabine de quatro pontos, o que proporciona maior conforto e isolamento de vibrações e absorção de impactos, cano de escapamento vertical, freio a tambor com regulador automático de lonas e tomada de força no motor ou no câmbio (disponível apenas para o Atego 1729 com câmbio automático).

O portfólio de veículos da Mercedes-Benz para coleta de resíduos inclui ainda os modelos Atego 1719 e 1726, ambos 4×2, que permitem o uso de compactadores de 15 metros cúbicos, com entre-eixos de 3.600 mm, com opções de motores OM 924 de 4 cilindros com 185 cv de potência e 700 Nm de torque (Atego 1719) ou o OM 926 LA de 6 cilindros com 256 cv de potência e 900 Nm de torque (Atego 1726).

Foto: Mercedes-Benz