Ford lança nova picape Maverick na América do Norte

A Ford apresentou para a sua linha 2022 a nova picape Maverick, primeira da marca naquele mercado com estrutura monobloco, similar ao conceito da Fiat Toro e da Honda Ridgeline, compartilhando a mesma plataforma C2 do recém-lançado Bronco e de outros modelos da Ford. Modelo está posicionado em uma faixa logo abaixo da Ranger e clientes já podem realizar reservas de compra por valores que, nos EUA, variam de US$ 19.995 a US$ 26.575 dependendo da versão.

A Maverick é oferecida nas versões XL, XLT e Lariat, todas com 4 portas, com motorização híbrida de série, com um propulsor 2.5 litros de 164 cv de potência (total de 193 cv com o motor elétrico) e torque de 210 Nm, acoplado a uma transmissão CVT e tração dianteira, e como opcional um 2.0 litros EcoBoost com 253 cv de potência e 376 Nm de torque, com transmissão de 8 marchas e tração integral inteligente. A capacidade máxima de carga da picape é de 680 kg, podendo rebocar até o máximo de 1.814 kg, e a caçamba possui um comprimento total de 1,37 metros.

No interior, a nova picape da Ford oferece cinco lugares, com distribuição de espaço que se assemelha ao de sedãs ou SUVs, em especial para as pernas dos ocupantes, proporcionado pela plataforma monobloco, com assentos disponíveis em duas cores com superfícies lisas que facilitam a limpeza e porta-objetos, porta-copos e compartimento de bagagem embaixo do banco traseiro basculante. O cluster de instrumentos possui uma tela de 4,2″ configurável e no centro do painel a central multimídia com tela sensível ao toque de 8″ que traz também comando por voz SYNC 3, compatível com Apple CarPlay e Android Auto para conexão a smartphones.

A Maverick traz vários recursos tecnológicos de segurança, como assistente de pré-colisão com frenagem automática de emergência, câmera traseira, sistema de alerta de pontos cegos, sistema de permanência de faixa de rodagem e piloto automático adaptativo, entre outros. Estão também disponíveis para o modelo, conforme a versão ou pacotes escolhidos, vários acessórios, como rodas de liga de alumínio de 17″ e 18″, pneus off-road e engate para reboque, entre outros.

Picape compacta para os padrões norte-americanos, a Maverick apresenta design com o característico family-feeling da linha de caminhonetes da Ford, com faróis e grade frontal com aspecto robusto que remete intencionalmente à F-150, um dos modelos de maior sucesso de vendas da marca, com uma barra central que corta horizontalmente a grade e que contém as setas direcionais nas extremidades que invadem os faróis full-LED. Futuramente pode se prever uma versão mais sofisticada que certamente trará o nome “Ford” ou “Maverick” sobre essa barra, similar ao que ocorre com a F-150 Raptor.

A Maverick certamente seguiu a tendência iniciada pela Fiat Toro de picape com plataforma monobloco e caçamba integrada, porém ainda não se sabe se a Ford pretende lançar o novo modelo no Brasil e nem que versões seriam comercializadas. No entanto, como a nova caminhonete é produzida em Hermosillo, no México, a marca pode se beneficiar do acordo de isenção de impostos de importação estabelecido com aquele país, como ocorria com o Ford Fusion. A Ford vem reestruturando suas operações globais, o que incluiu o encerramento da produção de veículos no Brasil, e o lançamento de novos modelos no país passa por uma análise de viabilidade de mercado.

Foto: Ford