DAF apresenta sua nova geração de caminhões extrapesados na Europa

A DAF apresentou na Europa, nesta quarta-feira (9), a nova geração da sua linha de caminhões extrapesados. A montadora dos Países Baixos pretende que os novos modelos XF, XG and XG+ estabeleçam um novo padrão no mercado, prometendo um novo nível de qualidade e luxo no segmento, um conjunto completo de recursos de segurança ativa e passiva e aumento de 10% em eficiência de combustível. O início da produção dos novos caminhões será em outubro.

Para a nova linha de brutos, a DAF empregou materiais de alta qualidade, com aço leve e de alta resistência na estrutura da cabine, e materiais premium de toque macio e em couro no interior do veículo. Os novos caminhões foram desenvolvidos dentro do conceito Six Sigma, tendo passado por mais de 20 milhões de quilômetros de testes em condições reais de operação, inclusive por clientes, para que os veículos atendessem a todos os requisitos de durabilidade e confiabilidade.

A DAF é o primeiro fabricante de caminhões a desenvolver uma linha de veículos que se enquadra nos novos regulamentos europeus de massas e dimensões. A nova geração da marca apresenta cabine completamente nova, com novo design que traz vincos que aumentam a sensação de robustez, com avanço da frente do veículo em 160 mm, que resulta em maior segurança, permitindo maior área para absorção de impactos em caso de colisão frontal, menor resistência aerodinâmica com o melhor fluxo de ar ao longo da cabine de formato cônico e para-brisa com cantos curvos. As câmeras digitais opcionais Corner View, que substituem os espelhos retrovisores, também contribuem para a redução do arrasto aerodinâmico.

O alongamento frontal proporciona um maior espaço interno da cabine, o que é complementado pelo aumento da parte traseira em 330 mm no comprimento na versão com cabine leito extragrande XG+, que apresenta um volume de 12,5 m3, sendo 14% a mais do que a cabine Super Space do XF da geração anterior. O interior foi projetado atendendo à ergonomia e ao aproveitamento de espaço, com ajuste da coluna de direção e assentos que podem ser girados.

A iluminação do interior em LED de alta eficiência energética é ajustável em brilho e cor e a versão XG+ tem opção do sistema de ar condicionado Park Airco, que funciona mesmo com o motor do caminhão desligado. A cama possui 2,22 metros de comprimento em todos os modelos da linha, com opção de 80 cm a mais de comprimento nas versões XG e XG+. Os faróis e as luzes diurnas (DRL) são em LED.

Os novos cavalos mecânicos DAF são equipados com os novos motores Paccar MX-11, de 10,8 litros, e MX-13, de 12,9 litros, com sistemas inteligentes de pós-tratamento dos gases de exaustão para redução da emissão de CO2 e transmissão automatizada ZF TraXon de série. A linha XF apresenta uma faixa de potências que vai de 370 a 530 hp, enquanto as linhas XG e XG+ vão de 450 a 530 hp.

Fotos: DAF