Mercedes-Benz supera marca de 100 mil chassis OF 1721 vendidos no Brasil

A Mercedes-Benz celebra o volume de 100 mil unidades do chassi OF 1721 comercializadas no Brasil, com uma produção de mais de 120 mil chassis fabricados na planta industrial da montadora em São Bernardo do Campo (SP) para atender os mercados interno e externo.

Modelo de grande êxito comercial da marca alemã, o OF 1721 teve sua primeira série comercializada entre 1998 e 2004, sendo campeão de vendas do mercado em todos esses anos. Entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 (Proconve P5) no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, já na atual versão Euro 5 (Proconve P7), voltou a receber a denominação OF 1721, dando sequência à liderança nas vendas do segmento no mercado brasileiro.

“O OF 1721 já nasceu vencedor. Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos. Logo de cara, conquistou a preferência dos clientes tanto para o transporte coletivo urbano, como para operações rodoviárias e de fretamento. A manutenção da liderança por mais de duas décadas deve-se a diferenciais amplamente reconhecidos pelo mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros, alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”, destaca Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os 100 mil chassis OF 1721 emplacados no Brasil representam uma média de aproximadamente 4.350 unidades vendidas por ano. O sucesso de vendas do chassi OF 1721 contribui de forma importante para o êxito da linha OF de ônibus Mercedes-Benz com motor frontal, que comemorou 50 anos no mês de março deste ano, com mais de 256 mil unidades emplacadas no país nestas cinco décadas, com produção total de cerca de 310 mil chassis.

“Graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa tradicional e histórica liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no país. Nesses 50 anos, muitas empresas nasceram, cresceram e se consolidaram no transporte urbano e rodoviário utilizando esta família de veículos da nossa marca em suas frotas”, afirma Barbosa.

O OF-1721 foi desenvolvido para receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento total e é equipado com o motor diesel eletrônico OM 924 LA de 4 cilindros, com potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm, propulsor que é referência no mercado pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações. Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o chassi é oferecido também com opção de suspensão pneumática com maior conforto.

Entre os itens de série, o OF 1721 traz o freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS, caixa de transmissão G 85 com 6 marchas equipado com radiador de óleo, polia adicional para ar condicionado, conexão para extração de dados de telemetria (FMS) e o EIS, sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus estiver parado com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado durante um longo tempo sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio, o EIS entra em ação e automaticamente desliga o motor. Entre os opcionais disponíveis para o OF 1721, há itens como tacógrafo digital e retarder.

Foto: Mercedes-Benz