DNIT avança com obras da ponte sobre o rio Araguaia entre TO e PA

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com os trabalhos de construção da ponte sobre o rio Araguaia, na BR-153, entre os estados de Tocantins e Pará, que interligará as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), tendo já executado 25,86% da obra, que tem previsão de entrega para setembro de 2022 e vem seguindo satisfatoriamente o cronograma de execução estabelecido.

Estão sendo construídos e instalados os pilares e travessas, com o lado do estado do Tocantins já concluído, enquanto o lado do Pará aguarda o deslocamento da balsa da Pipes. As vigas pré-moldadas estão sendo armadas com previsão de concretagem no mês de julho.

As equipes do DNIT atuam na infraestrutura (45% executados), mesoestrutura (39%) e superestrutura (1%). Na mesoestrutura, os trabalhos são a execução de dois pilares e dois apoios (13 e 16). Na superestrutura será feita a protensão de duas vigas. A previsão para o mês de junho é a execução de algumas estacas da infraestrutura e os apoios 11, 19 e 20.

A ponte sobre o Araguaia é uma demanda antiga da população local, que tem que realizar a travessia através de balsa. A nova ponte terá 1.720 metros de extensão, sendo a maior ponte da região, e dará continuidade à BR-153, que é um importante eixo de ligação entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil, permitindo a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia.

A construção da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local ao facilitar o tráfego de automóveis e de veículos de carga, ampliando e agilizando o escoamento da produção, em especial do setor do agronegócio do Centro-Oeste para os portos do Pará, diminuindo consideravelmente os custos do transporte rodoviário.

Com informações da CGCS DNIT | Foto: DNIT