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Scania e Comgás firmam parceria para aumentar mercado de veículos comerciais movidos a gás

A Scania estabeleceu com a Comgás, maior distribuidora de gás natural do país, uma parceria para ações conjuntas para acelerar o aumento da frota de veículos movidos a GNV (gás natural veicular) e biometano. A Scania é referência mundial no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para veículos comerciais e uma das marcas que mais vêm apostando na propulsão a gás natural. A Comgás, segundo seu presidente, Antonio Simões, está investindo na ampliação da rede de dutos em polos estratégicos.

“Esta iniciativa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição e ampliar as opções de abastecimento. Estamos empenhados em promover a transformação sustentável do setor de transportes e tornar os combustíveis alternativos ao diesel, o novo normal, considerando os benefícios sociais, ambientais, econômicos e financeiros que este caminho pode gerar”, declara Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.

O Grupo Traton, proprietário da Scania, realizou um investimento de R$ 4 bilhões na sua planta de São Bernardo do Campo (SP) para adequar sua linha de montagem, e desde março de 2020 produz caminhões com motores movidos a gás, que podem ser abastecidos com GNV, biometano ou mistura de ambos os combustíveis. “Esta parceria reduzirá barreiras para a viabilização de soluções sustentáveis no transporte”, destaca Podgorski.

Inicialmente, as duas empresas farão o mapeamento de corredores e rotas logísticas para implementação do aumento do número de pontos de abastecimento de gás natural e biometano no estado de São Paulo. O plano ainda contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e de operadores de ônibus. “Um operador de ônibus que tenha em sua garagem um posto de abastecimento a gás ganha em produtividade, pois pode encher os tanques em horário sem circulação”, explica o executivo da Scania.

Apesar do GNV também ter origem fóssil, apresenta níveis de emissões significativamente baixos em relação ao diesel, com redução de até 90% de poluentes como NOx (número de oxidação) e material particulado em comparação com a propulsão a óleo diesel. “Dentro das cidades, onde o gás natural pode ser aplicado no transporte público, com a tecnologia de nossos ônibus movidos a gás podemos reduzir a quase zero a emissão de material particulado, um poluente de ação local cancerígeno e responsável pelo aumento de mortes provocadas por doenças respiratórias. Com isso, temos ganhos para as pessoas, para o planeta e para os negócios”, afirma Podgorski.

O custo total de operação dos veículos movidos a gás pode ser menor do que a diesel em todo o seu ciclo de vida, dependendo da região e tipo de abastecimento, viabilizando o retorno sobre o investimento realizado na aquisição de veículos movidos a gás. “O gás natural é uma solução energética utilizada por diversos países desenvolvidos e em desenvolvimento, pois apresenta baixos índices de poluição e oferta abundante no mercado mundial. O trabalho conjunto com a Scania é importantíssimo para desenvolver e estimular ainda mais a utilização desse combustível nas frotas de veículos comerciais pesados”, afirma Antonio Simões, CEO da Comgás.

A Comgás pretende inserir futuramente o biometano em sua rede de dutos, mais uma alternativa de fonte energética com emissão quase zero de CO2, e que é obtido através de biodigestão de material orgânico, o que pode ser realizado localmente, reduzindo a dependência e os custos de importação de gás, e possui características comparáveis ao GNV. “Aqui, a chave é gerar eficiência. O futuro do transporte é composto por uma matriz energética diversa. Este é um movimento orquestrado entre vários stakeholders — e uma mudança que acontece em cadeia”, finaliza Simões.

Foto: Scania