Cummins faz doações para Curso de Mecânica do Instituto Dom Bosco

A Cummins Brasil, através da Fundação Cummins, realizou doações para a melhoria do Curso de Mecânica Automotiva do Instituto Dom Bosco (IDB), na unidade do Bom Retiro, em São Paulo (SP). A partir deste ano, os 80 alunos contam com novas instalações e equipamentos fornecidos pela companhia, em uma iniciativa que faz parte das ações de responsabilidade corporativa da Cummins destinadas à educação. As aulas do curso são ministradas por colaboradores voluntários da Distribuidora Cummins Brasil (DCB).

No ano passado, a Cummins constatou a necessidade de uma melhor infraestrutura para as aulas de mecânica do IDB e fez um aporte de cerca de R$ 35 mil para reforma do piso da oficina, compra de mais 50 itens entre ferramentas e novos maquinários, duas televisões para as aulas teóricas, dois computadores para os educadores de mecânica automotiva e a doação de dois motores destinados a serem utilizados nas aulas práticas e workshops do curso.

“O projeto teve como objetivo trazer mais benefícios e eficiência no processo de aprendizado dos alunos. Queremos ampliar as possibilidades para que, ao término do curso, essas pessoas tenham maiores oportunidades de emprego”, diz Valana Feliciano, analista de Logística da Cummins Brasil.

Desde 2019, a Cummins, por intermédio de seus colaboradores voluntários da DCB, promove ações em parceria com o Instituto Dom Bosco, dando suporte ao aprendizado com palestras e workshops aos alunos dos cursos técnicos gratuitos da entidade, como Mecânica Automotiva, Recursos Humanos, Logística, Finanças, Marketing e Comunicação, e Motores e Geradores. Em 2020, com o advento da pandemia da covid-19, as aulas foram on-line, obedecendo à necessária segurança sanitária de alunos e professores.

O Instituto Dom Bosco, que integra a Rede Salesiana Brasil (RSB), é uma entidade que promove assistência a famílias de baixa renda, fornecendo ainda serviços como alimentação saudável, atendimento odontológico, acompanhamento psicológico e orientações para o convívio familiar e social. O IDB atende a mais de 6 mil pessoas de cerca de 1.500 famílias com assistência e ensino técnico gratuito para formação humana e preparação para o mercado de trabalho de pessoas de 15 a 59 anos de idade que estão em situação de vulnerabilidade social, além de oficinas de música, capoeira, dança, atividades corporais e lúdicas para crianças e pré-adolescentes de 6 a 14 anos.

Foto: Cummins