Scania anuncia reestruturação na área de Vendas de Soluções
A Scania Brasil anunciou reestruturação de sua área de Vendas de Soluções, alterando a designação das quatro áreas comerciais para Vendas de Soluções de Transporte (caminhões), Vendas de Soluções de Mobilidade (ônibus), Vendas de Soluções de Potência (motores) e Vendas de Soluções Off-road (aplicações fora de estrada). As movimentações incluem a chegada de Alex Nucci como novo diretor de Vendas de Soluções de Transporte e sua substituição por Fabio D’Angelo na diretoria comercial do Scania Banco, enquanto Celso Mendonça passa a responder pelas áreas de Soluções em Potência e de Mobilidade.
“A pandemia da covid-19 vem acelerando globalmente a transformação de diferentes ramos de negócio. Na comercialização de veículos comerciais e motores não é diferente. Os clientes estão sendo cobrados todos os dias por mais eficiência e resultados. Por esse motivo, nosso papel é estar mais próximo do mercado para oferecer, de forma estratégica, soluções que os apoiem a cumprir esse desafio”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Alex Nucci, novo diretor de Vendas de Soluções de Transporte, entrou na Scania Brasil em junho de 2004 como gerente de vendas de caminhões. Em 2013, assumiu a gerência de vendas a frotistas. Em maio de 2016, aceitou se tornar diretor comercial do Scania Banco. É graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e recém-diplomado com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.
“Volto ao grupo de vendas de caminhões com uma bagagem importante para os novos desafios que o setor passa. Ter trabalhado em concessionárias e a fundamental passagem pelos serviços financeiros, conhecendo ainda mais os clientes, trazem uma visão mais completa. Temos grandes metas pela frente, o que motiva muito a equipe. Continuaremos nossa jornada por um transporte mais sustentável, de desenvolvimento e reestruturação comercial e aumentando a proximidade com os clientes. A Scania faz um trabalho muito forte. Já são dois anos de sucesso da Nova Geração de caminhões, que chega a 20% de economia de combustível sobre a gama anterior. Seguiremos consolidando a liderança na entrega das melhores soluções do mercado”, diz Nucci.
Outras mudanças foram feitas na área de Vendas de Soluções de Transporte. Wagner Tillmann gerente que era responsável pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte passa a comandar o Sudeste e Sul. Alan Frizeiro, gerente que respondia pelas regiões Sudeste e Sul, assumiu um projeto especial de preparação da força de vendas da rede Scania para o mercado pós-pandemia. Está em definição quem cuidará do Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Não houve mudança nas Vendas de Soluções Off-road, e Fabrício Vieira de Paula segue na gerência do segmento, que está muito aquecido em 2021.
Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Potência da Scania no Brasil, passa a gerir também a área de Vendas de Soluções de Mobilidade no lugar de Fabio D’Angelo, que foi para o Banco Scania. Fica a cargo de Mendonça o setor de ônibus, que vive um momento desafiador com significativa queda de vendas como consequência da pandemia de covid-19. “O Celso fez um grande trabalho anterior na gerência de Pré-Vendas, tem profundo conhecimento do produto ônibus e vem fazendo uma ótima gestão com os clientes e a rede. Será fundamental sua experiência técnica de engenheiro na preparação para as futuras novas gerações de chassis”, explica Silvio Munhoz.
“Nossos times tanto da fábrica quanto da rede de concessionárias estão se dedicando dia e noite para tornar as operações dos clientes ainda mais rentáveis e baixando os custos. Oferecemos todo o suporte necessário também pela área de Serviços Financeiros, pelo Banco e Consórcio Scania. Estamos buscando todas as alternativas possíveis, mas viáveis, para o auxílio aos clientes. Sabemos que é um período difícil, talvez como nunca antes se tenha visto, mas que vai passar. De acordo com o avanço no processo de vacinação da população, acreditamos ser possível nos dois próximos anos haver uma retomada do mercado normalizado”, salienta Celso Mendonça.
“A Scania vem em uma jornada global, desde 2016, liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Uma mudança que envolve novos processos, digitalização da rede, atualização do perfil da força de vendas, conectividade transformando a gestão das frotas, produtos e serviços cada vez mais personalizados e o principal: entregar a solução completa e perfeita para o que o cliente realmente necessita. Vamos aumentar a velocidade e flexibilidade do processo de vendas. Dessa forma, ao elevar a capacitação e alto potencial da nossa equipe comercial subimos para um novo patamar e mostramos ao cliente o quanto queremos tornar sua operação ainda mais eficiente. Vem dando resultado. Continuaremos crescendo, desenvolvendo e suportando constantemente a rede e mantendo o excelente atendimento aos clientes, que faz parte do DNA da marca”, finaliza Munhoz.
Foto: Scania