Foton cria gestão participativa com concessionárias e lançará caminhões semipesados no Brasil

A Foton Caminhões anuncia modelo inovador de estratégia de gestão com participação das concessionárias da marca na tomada de decisões sobre a introdução de novos veículos no Brasil e nacionalização de produtos. O executivos da empresa, brasileiros e chineses, e os representantes comerciais (representados pela Abrafoton, Associação Brasileira dos Concessionários Foton) definirão conjuntamente e de modo democrático as ações estratégicas para a montadora no país.

O objetivo da Foton é contar com a expertise das concessionárias, em especial as que representavam a Ford Caminhões, para focar nas necessidades específicas dos clientes brasileiros para a definição dos parâmetros com que devem ser lançados os caminhões da linha Auman (foto), veículos semipesados com PBT entre 17 e 25 toneladas, que deverão chegar ao Brasil no início de 2022. Montadora e concessionárias decidiram em conjunto que as condições do mercado são favoráveis para o ingresso da Foton também neste segmento.

“Nosso objetivo principal é sempre a nacionalização, pois assim nos livramos de fatores imprevisíveis como variação cambial e problemas logísticos. A partir do ano que vem a empresa aumentará a produção de caminhões no Brasil e passará a montar aqui os modelos que, por enquanto, estão sendo importados”, declara Ricardo Mendonça de Barros, diretor de Vendas e de Desenvolvimento de Concessionárias da Foton.

Com as vendas de caminhões leves e médios obtendo cerca de 35% de crescimento neste ano até o momento, em comparação com o mesmo período de 2020, Mendonça de Barros acredita que a Foton, que teve sua rede de concessionárias ampliada e capilarizada, possui condições de crescer mais de 100% em comparação com o ano passado. “Esse aquecimento de vendas beneficiará particularmente a Foton, pois bem mais rápido do que imaginávamos, vamos acelerar a nacionalização de diversos modelos, uma vez que já contamos com volume que justifique essa decisão”, complementa o executivo.

Atualmente, a Foton possui uma rede de 37 concessionárias distribuídas por todo o território nacional e vem realizando avançadas negociações com importantes grupos de revendas, com expectativa de encerrar 2021 com 46 casas. “A Foton está em seu melhor momento no país. Estamos com produtos modernos e renovados, uma rede de concessionárias altamente profissional e motivada com nosso inovador modelo de negócio, que é participativo e não impositivo. Além disso, o mercado aponta para um crescimento sustentável ao longo de toda essa década, pois o país tem necessidade de renovação e ampliação de frota”, finaliza Mendonça de Barros.

Foto: Foton