Sertran compra 65 ônibus e 36 vans da Mercedes-Benz para fretamento

A Sertran, com sede em Ribeirão Preto (SP) e uma das maiores operadoras de fretamento do Brasil, fechou a aquisição de 65 ônibus e 36 vans, sendo 20 chassis OF 1721 e 45 micro-ônibus LO 916, com carroçarias Marcopolo, 33 vans 416 CDI 15+1 (15 passageiros mais o motorista) e três 516 CDI 19+1 (19 passageiros e o motorista). Os 101 novos veículos renovam e ampliam a frota da empresa e se destinam a operações de transporte de funcionários em áreas rurais para empresas do setor sucroalcooleiro e de outras atividades São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Os micro-ônibus com carrocerias Marcopolo Senior já foram entregues à Sertran, enquanto os ônibus OF 1721 estão sendo encarroçados. Esses modelos e mais 28 vans Sprinter foram comercializados pela concessionária Mercedes-Benz Pirasa, e as demais 8 vans foram entregues pela Ribeirão Diesel. Toda essa negociação foi financiada pelo Banco Mercedes-Benz.

“Com essa nova aquisição, contamos hoje com aproximadamente 900 veículos, entre ônibus urbanos, rurais e rodoviários, micro-ônibus e vans. Cerca de 90% da nossa frota é da marca Mercedes-Benz, parceiro desde sempre nos 25 anos de atuação da nossa empresa”, afirma Daniel Felício, diretor comercial da Sertran Transportes.

A Sertran transporta diariamente cerca de 13 mil funcionários de empresas do setor sucroenergético, assim como de outros ramos, como papel e celulose, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. São 2,6 milhões de km rodados por mês, em média. A empresa também presta serviços de transporte coletivo urbano em Santa Bárbara d’Oeste (SP), transporte escolar e transporte especial para algumas prefeituras.

“Nossa satisfação é dupla ao atender novamente um grande parceiro como a Sertran. Primeiramente, por acompanhar a renovação de sua frota mesmo num momento desafiador da economia do país, afetada pela pandemia. E por constatar o sucesso do nosso tradicional cliente, que amplia sua frota para atender novas demandas de fretamento, o que sinaliza uma recuperação do mercado. Com nossos veículos e os serviços da rede de concessionários por todo o País, estamos sempre prontos a oferecer soluções para todas as necessidades da Sertran onde quer que ela opere ou precise”, declara Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A aquisição da Sertran reafirma o aquecimento das vendas para o segmento de fretamento, apesar do atual momento crítico em razão da pandemia da covid-19, que tem afetado as vendas de outros segmentos de ônibus. A Mercedes-Benz liderou as vendas de ônibus para fretamento no primeiro quadrimestre deste ano. No acumulado de janeiro a abril de 2021 foram emplacadas 376 unidades, mais do que o dobro das 145 unidades durante o mesmo período do ano passado, representando uma participação de 59% da marca neste segmento. Já no segmento de vans de passageiros, a Mercedes-Benz liderou no primeiro quadrimestre, com 1143 veículos emplacados, representando 62,7% de market share.

“Isso se deve ao fretamento contínuo das empresas que, para se adequar às medidas de segurança em relação à covid-19, tiveram que aumentar o número de ônibus para reduzir a quantidade de pessoas por veículo, garantindo o distanciamento dos funcionários. Mas vale destacar que o crescimento do segmento vem também de demandas de setores específicos da economia que apresentam boa performance, como energia, agro, celulose e papel, saúde, mineração, construção, tecnologia e serviços”, conclui Barbosa.

Foto: Mercedes-Benz