Librelato inaugura nova sede administrativa e moderniza instalações da fábrica

A Librelato inaugurou sua nova sede administrativa em Içara (SC). Em respeito à segurança sanitária para combater a covid-19, o evento foi realizado virtualmente, através de live no canal da empresa no YouTube, e contou com a participação de autoridades das cidades de Içara e Criciúma (SC), e de José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, que intermediou a solenidade. O evento também marcou o aniversário de 52 anos da empresa catarinense e o lançamento do projeto Librelato+Verde 2021.

“No dia de hoje, 3 de maio, que já é histórico, o primeiro dia útil após a celebração do Dia do Trabalho, inauguramos nossa nova sede administrativa com tudo cuidadosamente planejado para valorizar nossos profissionais. Entendemos que, para tornarmos a Librelato cada vez mais eficiente, precisamos, fundamentalmente, oferecer um ambiente de trabalho amigável, seguro, confortável, acolhedor e, sobretudo, humano. Por isso não poupamos esforços para aprimorarmos nossas fábricas e, agora, também, nosso espaço administrativo”, afirma Sprícigo.

O novo empreendimento tem investimento estimado de R$ 8 milhões, parte do orçamento previsto para o período 2019/2021 de R$ 100 milhões. O espaço de 4 mil metros quadrados de área construída acolherá 200 profissionais administrativos de diversas áreas e conta com uma área de convivência e de recursos humanos, recepção mais acolhedora, vestiários mais amplos, salas de reuniões e restaurantes amplos e arejados, além de projeto de paisagismo. A nova estrutura conta com estacionamentos exclusivos para colaboradores, clientes e visitantes da empresa.

A área fabril também foi modernizada com a construção de novos pavilhões para facilitar a distribuição da produção, corredores receberam nova pintura para melhorar o tráfego de empilhadeiras e pedestres, nova cobertura translúcida para reduzir a temperatura interna e proporcionar maior visibilidade durante o dia, nova iluminação em LED e uma nova linha de pintura. “Estamos muito satisfeitos, pois passamos a contar com um ambiente corporativo mais aberto e integrado facilitando a comunicação entre todos os níveis dentro da organização. Tudo foi arquitetonicamente idealizado para harmonizar eficiência produtiva com um ambiente positivo, moderno e descontraído”, destaca o CEO da Librelato.

A inauguração faz parte da celebração do aniversário de 52 anos da Librelato, e a trajetória da companhia foi rememorada no evento. Atualmente, a empresa conta com três plantas industriais, duas localizadas em Içara e uma em Criciúma, totalizando 59 mil metros quadrados de área construída, empregando 1.600 profissionais qualificados, com produção de dois implementos a cada 40 minutos através de processos produtivos automatizados e digitalizados. A empresa está posicionada entre as três maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil.

“Mesmo diante de tantas adversidades causadas pela pandemia, conquistamos grandes vitórias. Fechamos o ano de 2020 mantendo nossa posição no ranking das maiores implementadoras do país e comercializamos 9.215 implementos rodoviários. Foi uma alta de 3% em relação aos resultados de 2019. Em se tratando de participação de mercado, atingimos o share de 13,7%. Resultado que reflete o reforço de toda a nossa equipe com novas técnicas de abordagem junto aos clientes e foco nos atributos dos produtos”, ressalta o executivo.

A Librelato aproveitou a ocasião para lançar o projeto Librelato+Verde de 2021, que tem como objetivo plantar mais de 10 mil mudas de árvores nativas, ajudando a recomposição da flora em áreas degradadas e nascentes de rios, até o final deste ano. Em 2020, a companhia investiu na aquisição de mudas e o projeto contou com o apoio de seus colaboradores, representantes, fornecedores e parceiros pelo Brasil e países da América do Sul. A meta do ano passado de plantar mais de 4 mil mudas de árvores nativas foi alcançado com sucesso. O projeto é uma das ações da Librelato alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Queremos contribuir para termos um meio ambiente mais preservado e com mais verde. Para este ano, vamos criar um comitê de voluntários dentro da rede Librelato para cuidar exclusivamente desse tema, além de estender o projeto Librelato+Verde firmando parcerias com entidades comerciais, prefeituras, escolas, entre outros. Quanto mais pessoas e instituições aderirem, maior será o legado”, finaliza Sprícigo.

Foto: Librelato