Meritor Brasil amplia e moderniza seus processos de testes de produtos

A Meritor Brasil, fabricante de eixos e sistemas de drivetrain, tem realizado investimento na melhoria de processos no seu Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), destinado ao desenvolvimento de novos produtos, e na ampliação e modernização de testes de produtos produzidos em série na sua planta industrial em Osasco (SP), com o objetivo de aumentar ainda mais a capacidade e precisão dos resultados dos ensaios e de elevar o nível de segurança de seus colaboradores envolvidos nos processos.

Nos últimos cinco anos, a companhia adquiriu novos equipamentos, como o dinamômetro Four Square de 350 hp, novo módulo de bombas e um moderno sistema de monitoramento, tudo isso proporcionando mais recursos na inserção de parâmetros que contribuem com o trabalho da engenharia no desenvolvimento e validação de produtos, em condições mais próximas das aplicações em condições reais adotadas pelos clientes.

“Todos os produtos da Meritor Brasil, sejam novidades ou atualizações, são submetidos a testes severos no LEM para validação e confirmação dos resultados, principalmente se tratando de diferenciais e carcaças. Hoje, temos estrutura completa para testarmos os nossos produtos e as demandas mais exigentes para comprovação da performance em campo”, afirma Armando Stefani, engenheiro de produto sênior da Meritor Brasil.

Com base na aplicação do cliente, os atuadores hidráulicos podem receber diversos setups e realizar testes como fadiga vertical (Side Skid), capaz de simular esforços laterais (veículo contornando curva), teste de fadiga longitudinal (aceleração e frenagem), torção do flange do freio, torção do semieixo e a estática, a qual o torque é aplicado até o momento da quebra.

O teste de dinamômetro é realizado para validação do diferencial, mais especificamente o conjunto de coroa e pinhão que compõe o eixo, simulando um veículo em movimento com carga constante e rampa infinita. A checagem dos satélites, planetários, caixas de satélites e cruzetas é feita em ensaios denominados Diff Nest, que simulam curva infinita. O teste de arrancada (Slow Chucker) analisa os componentes estruturais dentro do diferencial, como fixações e parafusos. Neste ensaio, toda a estrutura do diferencial é verificada.

Para a checagem de lubrificação, a Meritor Brasil conta com uma bancada que submete o diferencial montado a ensaios para verificação de vazamentos, condições do óleo e possibilidades de deformidades. A bancada de ar comprimido é destinada a ensaios de fadiga do difflock e do sistema de dupla velocidade e câmera de freio. Todos os testes são realizados com atuação e acompanhamento do time de engenharia da companhia para garantir que todos os parâmetros atendam às necessidades do projeto dos produtos.

Foto: Meritor