Volvo oferece curso gratuito de auditor de norma ISO 39001 de segurança no transporte

A Volvo está ofertando gratuitamente o Curso de Formação de Auditor Interno da ISO 39001, norma de gestão de segurança, promovido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). A iniciativa é destinada a líderes e colaboradores de empresas do segmento de transporte de cargas ou passageiros envolvidos com o gerenciamento do sistema de gestão da segurança viária e faz parte da ação da Volvo dentro das atividades de conscientização sobre a segurança no trânsito da ação Maio Amarelo.

“Tradicionalmente o PVST realiza diversas iniciativas em apoio ao movimento. Neste ano, vamos promover o curso de formação de Auditor Interno da norma ISO 39001, de gestão de segurança. A capacitação de profissionais com esse conhecimento é uma contribuição para a disseminação dessa norma no Brasil e um passo importante rumo à nossa visão Zero Acidentes no transporte comercial”, declara Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.

As inscrições para o curso de Auditor Interno da ISO 39001 estão abertas até o dia 3 de maio pelo endereço pvst.com.br/inscricoes-abertas-curso-auditor-interno-iso-39001 e é gratuito, mas tem número limitado de vagas. As aulas serão realizadas entre os dias 10 e 13 de maio, ministradas em formato digital. Serão 12 horas de duração, divididas em quatro módulos, todos ministrados por Cleverson Forato, especialista e consultor técnico em Sistema de Gestão de Segurança Viária, com base na norma ISO 39001 e requisitos SASSMAQ (sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade). O curso será através do Zoom, plataforma digital para reuniões, com acesso restrito aos inscritos das 18h30 às 21h30. Ao final do curso, serão concedidas certificações aos alunos que completarem a carga integral.

Instituída mundialmente em 2012 e traduzida para o português com apoio do PVST em 2015, a ISO 39001 é tida como a principal norma para gestão de segurança viária para empresas transportadoras ou que possuem operações de transporte em suas atividades, independente do ramo de negócios.

“A norma estabelece parâmetros claros e mensuráveis a serem seguidos para mapear e reduzir riscos em operações de transporte. Todas as empresas que adotam os preceitos da ISO 39001 conseguem expressiva redução de acidentes, aumento de produtividade e diminuição de prejuízos financeiros com colisões e outros tipos de sinistros. Sem contar as perdas de vidas, que são imensuráveis. O único número aceitável é zero vítimas fatais. Por esta razão, todo esforço neste sentido é fundamental e toda a cadeia de transporte pode colaborar ativamente para esta realidade”, explica Anaelse.

A Volvo vem atuando há anos na promoção da ISO 39001, tendo já promovido diversos seminários de divulgação, com a participação de mais de mil profissionais do setor de transporte rodoviário desde 2013. Há mais de 30 anos o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) é referência nacional de iniciativa voltada à mobilização social em relação ao trânsito, contribuindo para incentivar uma melhor infraestrutura viária e promover o conceito Zero Acidentes com veículos da marca.

Foto: Volvo