Iveco Daily é líder de mercado no segmento de chassis-cabines

A Iveco fechou 2020 com um crescimento de 30% em um mercado que apresentou queda de 11%, e no primeiro trimestre deste ano a marca mantém ótimo desempenho, com a liderança no segmento chassi-cabine, com market share de 36%. No segmento de leves, a montadora cresceu 20% enquanto o mercado geral cresceu 11% e, se considerarmos apenas o segmento de 3,5 toneladas, o crescimento foi de 6% contra 3% do mercado. “Estamos otimistas com 2021 e, em breve, apresentaremos novidades para o setor de transporte de cargas no Brasil”, destaca Marcio Querichelli, líder da Iveco na América do Sul.

“A linha Daily atravessa um período extremamente positivo em vendas, beneficiada pelo crescimento da distribuição urbana e do e-commerce. A versão campeã de vendas foi a 35-150 chassi-cabine do novo Iveco Daily, que chegou ao mercado no início de 2020 alinhada com o design europeu da marca, proporcionando tecnologia e segurança de ponta como itens de série, conforto de automóvel, robustez de caminhão e baixo custo operacional. A Daily continua sendo o principal competidor na categoria em que atua”, declara Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul. 

Entre os fatores que determinam o sucesso do Daily na categoria é a modernidade do seu projeto, com design completamente novo alinhado ao do modelo atualmente comercializado na Europa, com significativas melhorias na aerodinâmica, com novo ângulo de inclinação do para-brisa para melhorar a visibilidade, e em itens como o para-choque constituído por três peças, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões frontais leves.

Outra característica do Daily, o interior, tem relação direta com o operador, privilegiando a ergonomia e o conforto, apresentando acabamento similar ao de um automóvel de luxo e um novo pacote tecnológico que traz mais praticidade na operação diária para o condutor. O novo painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção, sensor de ré para facilitar as manobras, volante com comando de telefone e voz, ar-condicionado automático digital e central multimídia com tela touchscreen de 7″ com funções ativadas por voz, Android Auto e Apple Car Play.

Outros itens pensados para proporcionar mais conforto ao motorista são a direção com coluna ajustável, diâmetro do volante reduzido para aumentar a sensação mais amigável de se dirigir um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine que aumentam a praticidade para o condutor que necessita ter sempre à mão blocos de notas fiscais, EPIs, entre outros itens usuais na sua operação diária.

A linha Daily conta com modernos motores turbo diesel FPT F1C common-rail com tecnologia EGR (recirculação dos gases de exaustão) que dispensa o uso de Arla 32. O modelo também traz o EcoSwitch, uma nova tecnologia para redução de consumo de diesel, alterando a sensibilidade do pedal do acelerador e o mapeamento da calibração do motor, função essa acionada pelo motorista através de um simples botão no painel.

A segurança do chassi-cabine da Iveco é garantida por itens como assistente de estabilidade eletrônica, assistente de freio hidráulico, compensação hidráulica de frenagem, performance hidráulica do freio traseiro, controle estendido de estabilidade, intervenção do movimento de rolagem, mitigação de capotagem, mitigação do balanço do reboque, modo de controle adaptativo de carga e controle de partida em subidas.

Foto: Iveco