Iveco entrega primeira unidade do VBMT-LR ao Exército Brasileiro

Em cerimônia realizada na fábrica da Iveco Defence Vehicles em Sete Lagoas (MG), a montadora realizou a entrega ao Exército Brasileiro da primeira unidade do Iveco LMV-BR, ou, como é denominado oficialmente pela instituição militar, VBMT-LR (viatura blindada multitarefa, leve de rodas). O contrato, assinado em 2019, fechou a aquisição de 32 veículos, as 31 unidades restantes serão entregues até 2022. O evento, respeitando todos os protocolos sanitários contra a covid-19, contou com a presença de representantes da Iveco e do EB.

O LMV-BR foi o escolhido como o novo VBMT-LR pelo Exército Brasileiro em 2015. Além das configurações padrões da plataforma LMV 4×4, todos os veículos são equipados com sistemas conforme especificações determinadas pela licitação do EB. Os modelos são produzidos na unidade da Iveco em Bolzano, na Itália, mas a montagem final é realizada na fábrica de Sete Lagoas, onde são integrados os sistemas de armas e de comando e controle (C2), sendo diversos dos componentes de fabricação nacional. O índice de nacionalização do veículo deverá aumentar nos próximos lotes. O programa prevê a aquisição de um total de 186 unidades e a Iveco Defence Vehicles espera iniciar a produção dos próximos lotes em 2022.

É o segundo modelo de veículo militar fornecido pela Iveco ao Exército Brasileiro, a montadora já fornece a linha de blindados anfíbios Guarani VBTP 6×6. Mais de 480 unidades do Guarani já foram entregues desde 2012, atendendo a contrato assinado em 2009 com o EB. Lotes do Iveco Guarani também foram exportados. Com a nova aquisição, a parceria com o Exército Brasileiro torna-se mais sólida, além da Iveco contribuir para o fortalecimento de uma base industrial nacional de defesa através de uma planta de veículos militares de última geração que conta com uma rede de fornecedores e parceiros locais.

Foto: Forças Terrestres