Campanha Maio Amarelo 2021 será lançada nesta terça-feira

Com o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, a campanha Maio Amarelo 2021 será oficialmente lançada nesta terça-feira (27). O evento, que será realizado na sede do Sistema CNT, em Brasília, reunirá as principais autoridades relacionadas à segurança no trânsito e terá transmissão ao vivo pelo canal do Sest Senat no YouTube (youtube.com/sestsenatbrasil).

Neste ano, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) são os apoiadores centrais da ação, que traz a reflexão sobre atitudes que têm faltado nos últimos tempos, em diversos ambientes de convivência, incluindo o trânsito. A ação quer mostrar a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco. O ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) é o idealizador da campanha.

“Somos parceiros do Maio Amarelo desde a sua criação, portanto, é uma consequência natural estarmos, neste ano, como os principais apoiadores dessa iniciativa tão relevante para a sociedade”, afirma o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do Sest e do Senat, Vander Costa. Segundo ele, a segurança no trânsito sempre pautou a atuação do Sistema CNT. “Nos cursos do Sest Senat treinamos os motoristas para que tenham previsibilidade nas situações adversas que encontrarão nas vias do país. Também buscamos cuidar da saúde desses profissionais, pois temos a consciência de que a segurança no trânsito depende, dentre outros elementos, de motoristas saudáveis e bem treinados. Desenvolvemos ainda estudos técnicos e, a partir deles, a CNT atua junto ao poder público, para que se aprimorem a infraestrutura rodoviária e o ambiente regulatório, a fim de promover mais segurança no trânsito brasileiro.”

Apesar de registrar redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001. Por isso, é tão essencial aumentar a conscientização e a mobilização da sociedade por um trânsito mais seguro. A campanha Maio Amarelo é realizada desde 2014.

De: Agência CNT | Foto: CNT