Nova Fiat Toro: confira as novidades e os preços da picape

A nova Fiat Toro foi lançada na manhã desta quinta-feira (22) em uma live no canal da montadora no YouTube, onde foram apresentados novidades no design exterior, na mecânica e nos itens tecnológicos da picape.

A renovação da Toro começa pelo design externo, agora com duas opções de grades frontais, ambas trazendo o novo logo Script da Fiat, similar ao adotado em outros modelos da linha, com apenas as letras da marca, além da Fiat Flag, quatro diagonais com as cores da bandeira da Itália, no canto inferior da grade. Uma das opções de grade estende-se até o recorte do capô, com tela em colméia e um logo maior da Fiat, e é destinada exclusivamente às versões Ranch (grade e logo cromados) e Ultra (grade e logo em preto fosco). Um novo rebaixo percorre longitudinalmente o centro do capô da picape.

“A nova Toro é um projeto único, com um lugar próprio no mercado. Acreditamos que a picape fará história novamente, pois trabalhamos com a inspiração de evoluir um design fascinante e sensual. Temos a certeza que esse novo estilo continuará a conquistar ainda mais fãs por onde o modelo passar”, declara Peter Fassbender, diretor de Design da Stellantis para a América do Sul.

Internamente, as novidades são o logo Script no centro do volante, os novos instrumentos e as novas centrais multimídia no centro do painel. O novo cluster de instrumentos é totalmente digital com tela TFT é de série em todas as versões da Toro e a nova central multimídia com tela de 8,4” de série a partir da versão Freedom e uma tela touch screen de 10,1”, a maior entre as de sua categoria no Brasil, posicionada verticalmente, estilo tablet, exclusiva para as versões Ranch e Ultra.

A nova Toro ganhou o novo sistema de conectividade Connect Me, que utiliza a rede 4G da operadora TIM e é equipado com carregador de smartphones por indução para carregamento sem fio. A plataforma Connect Me fornece serviços como os dados do veículo em tempo real, alerta de manutenção e recall, solicitação de assistência mecânica, chamadas de emergência, rastreamento em caso de furto do veículo, alerta ao proprietário de tentativa de furto, navegação com dicas de locais e, com base nos dados mecânicos, sugere postos de combustíveis mais próximos em caso de necessidade de reabastecer, operações remotas do veículo e assistente digital para comandos de voz.

“Conectividade é a palavra do momento, um desejo do consumidor. A Fiat entende e estudou a fundo essa tendência, por isso trouxe o conceito como um dos pilares de desenvolvimento da nova Toro. Sua plataforma de serviços conectados apresenta diversas funções aos nossos clientes, a mais completa do mercado brasileiro, que agregam ainda mais conforto e segurança para o usuário, além de buscar maior entretenimento e interatividade para nossos clientes, dentro ou fora da picape”, afirma Flávio Cardoso, responsável pela área de Serviços Conectados da Stellantis.

A caminhonete agora vem equipada com o ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor), que traz os seguintes recursos: AEB (frenagem autônoma de emergência, através de câmera frontal que detecta presença de outro veículo ou obstáculo), AHB (comutação automática do farol), LDW (aviso de saída de faixa), Neutral Function (que coloca o câmbio automático na posição neutro automaticamente) e faróis full LED. O objetivo do ADAS é proporcionar mais segurança e conforto ao motorista.

Na parte mecânica, a nova Toro estreia o novo motor flex Turbo 270, com 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm (dados com uso de etanol), o mais potente propulsor flex turbo do país. O novo motor, que começou a ser produzido na planta da Stellantis Latam em março, é equipado com a tecnologia MultiAir III, com sistema eletro-hidráulico que permite o controle flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento, contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga. Os motores 1.8 E.torQ e 2.0 16V Turbo Diesel MultiJet II continuam sendo ofertados. Todas as versões são equipadas com câmbios automáticos de 6 marchas da Aisin ou de 9 marchas da ZF.

Confira as nove versões e preços sugeridos da nova Fiat Toro:

Endurance 1.8 E.Flex AT6 R$ 114.590
Endurance Turbo 270 Flex AT6 R$ 119.590
Endurance Turbo Diesel AT9 4×4 R$ 152.990
Freedom Turbo 270 Flex AT6 R$ 131.890
Freedom Turbo Diesel AT9 4×4 R$ 164.390
Volcano Turbo 270 Flex AT6 R$ 144.990
Volcano Turbo Diesel AT9 4×4 R$ 177.690
Ranch Turbo Diesel AT9 4×4 R$ 185.490
Ultra Turbo Diesel AT9 4×4 R$ 187.490

Fotos: Fiat