Diesel tem novo aumento de preço nesta sexta-feira

A Petrobras anuncia reajuste do preço do diesel nas refinarias para essa sexta-feira (16). O valor do litro teve um aumento de R$ 0,10, passando a custar R$ 2,76. Segundo a semiestatal, a alta acompanha o valor do combustível no mercado internacional, que flutua conforme a variação da cotação e também com a oferta do produto no mercado global. Desde o dia 1° de janeiro, o diesel acumula aumento de 36,14% nas refinarias.

Ainda não se pode estipular a que valor o diesel chegará nas bombas, pois depende dos estoques que ainda possuem os postos e dos tributos estaduais e do custo do biodiesel, que é obrigatoriamente acrescentado ao diesel, além dos custos de distribuição.

O governo federal decretou a zeragem de impostos federais sobre o diesel e a redução da quantidade de biodiesel de 13% para 10% na composição do combustível, ações o objetivo de ajudar a reduzir o impacto do preço do combustível sobre os custos do transporte rodoviário de cargas, o que afeta os custos das mercadorias. A medida de tributação federal zero, porém, só vai até o dia 30 de abril.

Foto: iStock