12 cursos gratuitos para caminhoneiros e trabalhadores do setor de transporte

O Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) disponibiliza na sua plataforma de educação à distância (EAD) cursos gratuitos destinados a caminhoneiros e trabalhadores do segmento de transporte e logística.

Todos os cursos são certificados e podem ser estudados via celular, tablet ou computador. A seguir, 12 cursos, basta clicar no link do título do curso pretendido para se inscrever:

Precificação no transporte rodoviário de cargas: apresenta as estratégias para formação de preços dos serviços.

Custos operacionais do transporte de cargas: ensina a estruturar e analisar os custos operacionais do transporte de cargas, para saber onde dá para reduzir as despesas e aumentar o rendimento no fim do mês.

Administração do frete: administrar o frete requer conhecimento e organização. Esse curso aborda metodologias de definição de preços e custos gerados.

Cálculo do frete: o caminhoneiro aprende a administrar os gastos do caminhão e calcular os custos de uma viagem. Com isso, dá para garantir um bom preço para o cliente e uma boa gestão do negócio.

Manutenção preventiva de veículos: ensina sobre a manutenção correta do veículo e explica como isso possibilita mais durabilidade ao motor, segurança na viagem e economia no final do mês.

Gestão de combustível: explica quais são as melhores práticas de direção para ter mais eficiência e reduzir, assim, o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Gestão de pneus: apresenta os conceitos da gestão de pneus, desde a escolha até o destino final dos pneus usados.

Tecnologias para o setor de transporte: ensina como as tecnologias embarcadas contribuem para a economia e a redução de poluentes emitidos pelos veículos, além de aumentar a segurança e o conforto dos motoristas.

Excelência profissional para motoristas: ensina a desenvolver a atividade de motorista, tendo como princípio a excelência nos procedimentos relacionados aos cuidados com o veículo, à economia e à segurança na operação, à forma de se relacionar com o cliente e com o meio ambiente.

Gestão do nível de serviço logístico: ensina a gerenciar o nível de serviço logístico, considerando métodos e padrões específicos, além de um sistema de avaliação de desempenho por indicadores.

Qualidade no atendimento: ensina as técnicas para prestar um atendimento com excelência por meio de atitudes e posturas que proporcionem ao cliente uma experiência de bem-estar e satisfação.

Qualidade nos serviços de transporte de cargas: ensina a desempenhar com excelência o transporte de cargas e avaliar os serviços prestados a partir de indicadores específicos relacionados a essa atividade.

O endereço da plataforma EAD Sest Senat é ead.sestsenat.org.br, onde estão disponibilizados mais de 200 cursos em diversas áreas.

Foto: Getty Images