VW inicia produção do e-Delivery neste semestre

A VW Caminhões e Ônibus anuncia que iniciará a produção do e-Delivery ainda neste semestre. O modelo, primeiro caminhão elétrico desenvolvido e fabricado no Brasil, faz parte da estratégia do Grupo Traton, do qual a VWCO faz parte, de investir em mobilidade elétrica, com previsão de aporte de cerca de 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos até 2025. Em nota internacional, a Traton informa que até 2030 as empresas que integram o grupo devem cumprir metas para o desenvolvimento de veículos com combustíveis alternativos.

“A pandemia mundial de covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

A VWCO desenvolve o e-Delivery há cerca de cinco anos, dando início aos testes de rodagem há dois anos e meio, tendo já percorrido mais de 30 mil quilômetros em condições reais de operação em parceria com a Cervejaria Ambev, realizando a distribuição de bebidas em São Paulo. Mais de 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e mais de 6.500 litros de diesel deixaram de ser consumidos pelo cliente. De acordo com a configuração e aplicação, o e-Delivery pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros. Além disso, 43% da energia recarregada provém do sistema regenerativo dos freios do veículo.

Foto: VWCO