Caminhões VW para exportação ganham opção de transmissão automatizada
A VW Caminhões e Ônibus anuncia que os caminhões Constellation 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360 que fazem parte do portfólio de exportação da marca passarão a ser equipados com a nova caixa automatizada V-Tronic ZF Traxon de 12 marchas, a mesma transmissão que equipa os novos extrapesados Meteor e Constellation 33.460.
“A tecnologia traz inúmeras soluções para ampliar a rentabilidade e a competitividade, com foco total em conforto, segurança e ótimo custo operacional, com melhorias inclusive na manutenção. Versáteis, esses modelos podem ser utilizados nas mais diversas operações, como tanque, baú e carga seca”, destaca Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da VWCO.
A nova geração de transmissão automatizada conta com uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica, espaçar as manutenções preventivas e, em conjunto com o motor, trabalhar para permitir a troca de milhares de informações precisas por segundo no sistema, o que propicia a troca mais rápida de marchas e a melhor condição de operação nas mais variadas situações, incluindo na rodagem em topografias mais acidentadas.
Visando ao conforto de operação do motorista, o acionamento do câmbio é feito por meio de uma alavanca posicionada no console central, proporcionando um manuseio mais ergonômico, além do nível de ruído da nova transmissão reduzida em até 35%. Com torque de entrada máximo de 2.400 Nm, a caixa V-Tronic proporciona trocas de marchas mais rápidas, com menor interrupção na transmissão do torque, além de robustez. A transmissão foi desenvolvida com engenharia modular, o que resulta em manutenções mais rápidas e simples.
Para reduzir o consumo de combustível e ampliar a segurança operacional, a nova transmissão apresenta um pacote de recursos com os seguintes itens: Eco-roll, que aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, sensor de inclinação, que auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível, modo manobra, que controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos, kick down, que, ao pisar fundo no acelerador, faz com que a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras, e Easystart, assistente de partida em rampa.
Foto: VWCO