10 caminhões Peterbilt 389 desembarcam em Paranaguá

Nesta quinta-feira (25), dez unidades do caminhão extrapesado norte-americano Peterbilt 389 zero quilômetro chegaram no porto de Paranaguá (PR), vindos do porto de Jacksonville, na Flórida (EUA), importados de modo independente por empresários colecionadores de SP, MG, SC e RS. As fotos tiradas no porto foram amplamente divulgadas nas redes sociais e no WhatsApp. O modelo é derivado do Peterbilt 379, que foi utilizado na série de filmes Transformers para interpretar Optimus Prime, chefe dos Autobots, veículos que se transformam em robôs. O 389 mantém ainda o design clássico dos tradicionais cavalos mecânicos norte-americanos, apesar da Peterbilt também oferecer no seu portfólio modelos bem modernos e aerodinâmicos.

Não há maiores informações sobre a transação de importação dos veículos, mas estima-se que cada unidade tenha custado mais de R$ 1 milhão, considerando o câmbio do dólar, os impostos e custos aduaneiros. Embora não se saiba qual a motorização dos veículos trazidos ao país, o Peterbilt 389 oferece opções de motores Paccar MX-13 com potências de 410 e 517 cv ou Cummins ISX15 com 405 e 608 cv, transmissão de 18 marchas manual ou automática Ultrashift. No interior da cabine bicuda produzida em alumínio, painel com instrumentos analógicos cromados e acabamento com imitação de madeira em estilo retrô, assentos em couro e uma imensa cabine leito com duas camas, armários, refrigerador, com o espaço proporcionado pelo grande entre-eixos do cavalo mecânico.

A Peterbilt, assim como a também norte-americana Kenworth, faz parte da Paccar Inc., com sede em Bellevue, no estado de Washington (EUA), grupo que também é proprietário da marca neerlandesa DAF, que produz caminhões frontais pesados na cidade de Ponta Grossa (PR) para o mercado brasileiro. Apesar da importação ser independente, os dez Peterbilts vindos para o Brasil poderão se beneficiar do atendimento na rede de assistência da DAF Caminhões Brasil e das suas divisões de peças genuínas Paccar Parts e peças multimarcas TRP Parts.

Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná