Rimatur adquire 33 ônibus Mercedes-Benz OF 1621 para fretamento

A Rimatur, maior empresa de fretamento da região Sul e uma das maiores do Brasil, com sede em Curitiba (PR), realizou a compra de 33 unidades do ônibus OF 1621 para ampliar sua frota. O novo chassi foi desenvolvido especificamente para operações de fretamento pela Mercedes-Benz em parceria com a Rimatur, que forneceu feedbacks para a engenharia da montadora. A previsão de entrega dos veículos encarroçados para a empresa paranaense é para o mês de abril. O fretamento contínuo é a principal atividade da Rimatur, com o transporte de funcionários para empresas de call centers e de polos industriais em São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários. Em função disso, sugerimos aos parceiros da Mercedes-Benz e das encarroçadoras um ônibus que assegurasse ótima capacidade de assentos, mas que não precisasse de um PBT tão alto, daí a solução ideal com a versão de 16,5 toneladas e sem toalete. Isso resultou num veículo mais leve, concebido especificamente para fretamento, e nossa expectativa é obter economia no consumo de combustível e também com pastilhas de freio. Além disso, o balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de ataque, facilitando a manobrabilidade nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo”, afirma Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur.

Focada em atender o segmento de fretamento, a Mercedes-Benz desenvolveu o OF 1621 especificamente para fretamento contínuo, como aqueles de transporte de funcionários para empresas e indústrias. Esse recente modelo do portfólio da marca, com PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas e motor OM 924 LA de 208 cv, pode receber carroçaria de até 12,55 metros de comprimento, permitindo a montagem de até 48 assentos para passageiros mais DPM (dispositivo de poltrona móvel) destinado a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Os chassis OF 1621 da Rimatur receberão carrocerias Marcopolo Ideale com tecnologia BioSafe de biossegurança contra o contágio pelo novo coronavírus.

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento de fretamento. O diferencial é que o inédito OF 1621 foi concebido especialmente para o fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com custo mais atrativo sem abrir mão do maior número possível de assentos. Ou seja, o grande objetivo desse produto é atender a demanda elevada do fretamento, com maior eficiência, mais qualidade e menor custo”, declara Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A Mercedes-Benz conseguiu deixar o OF 1621 com balanços dianteiro e traseiro curtos, mantendo o entre-eixos de 5,95 metros, dessa forma sendo possível acomodar o tanque de combustível de 300 litros, o tanque de Arla de 25 litros, baterias, sistema pós-tratamento dos gases de escapamento, preparação para ar-condicionado e outros itens, de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardã para alongamento do chassi para implementação de carroceria.

A Mercedes-Benz é a primeira marca que lança no mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo. “Esse projeto foi realizado em parceria com encarroçadores, visando otimizar o tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também contribuíram com esse processo. A Rimatur, por exemplo, participou ativamente e forneceu inputs acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu para a assertividade do desenvolvimento desse novo modelo da marca”, conclui Barbosa.

Foto: Mercedes-Benz