Mercedes-Benz lança o maior chassi de ônibus urbano 4×2 do Brasil

A Mercedes-Benz apresenta seu novo ônibus urbano Super Padron O 500 R 1830 com o maior chassi da categoria urbano 4×2 do mercado brasileiro, desenvolvido para receber carrocerias de até 14 metros de comprimento. O modelo é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais estaduais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, além de outras grandes cidades do Brasil e da América Latina.

“Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência. Para isso, desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600 kg de PBT, o maior da categoria, com potência de 310 cv do motor OM 926 LA e o elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros, além de caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A Mercedes-Benz desenvolveu o Super Padron O 500 R 1830 posicionado entre o O 500 M 4×2, para carrocerias de até 13,2 metros, e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros, com o objetivo de ampliar seu portfólio da linha de ônibus para atender à demanda das empresas por veículos com maior quantidade de assentos devido à exigência do distanciamento social dentro dos coletivos, com os passageiros tendo que ocupar assentos alternados. “Dessa forma, podemos atender à necessidade das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, visando otimizar seus custos operacionais, graças à flexibilização do chassi 4×2”, afirma Barbosa.

A versão de chassi 4×2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção, contribuindo para a redução do consumo de combustível. “Outro ponto importante é que o Super Padron fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. Mesmo que o veículo não possua articulação ou terceiro eixo traseiro, ele pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários”, destaca Walter Barbosa.

O Super Padron O 500 R 1830 sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo cadeirantes.

Os clientes podem escolher entre três versões de layout do novo Super Padron O 500 R 1830 4×2. A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante), ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas. A terceira opção é a carroceria de 13,6 metros com capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. Essa versão é indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. As propostas de layout são flexíveis para os operadores e as empresas de ônibus, que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender à sua demanda específica.

O alto padrão de conforto da linha O 500 é amplamente reconhecido no mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, destacando-se pela suspensão totalmente pneumática, com 2 bolsões de ar na dianteira e 4 bolsões de ar na traseira. Outro importante diferencial do Super Padron no mercado é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.

Para promover mais acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros, o Super Padron sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. A posição do motor na traseira proporciona maior espaço na área de acesso da porta dianteira, aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído, resultando em maior conforto para o motorista que opera o veículo por muitas horas. No quesito segurança, o Super Padron se destaca por freios a disco, EBS e o freio-motor auxiliar Top Brake, que oferece mais segurança, potência de frenagem e menor desgaste dos freios.

“O Super Padron também traz novos recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que ele tire as mãos do volante para navegar no painel. Além disso, a coluna de direção regulável oferece mais ergonomia para o condutor do veículo. E mais: o novo recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. Isso se dá por meio de quatro pontos de acompanhamento: meta de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor”, conclui Barbosa.

Foto: Mercedes-Benz