Raça Transportes amplia programa de contratação de mulheres motoristas

A Raça Transportes, com sede em Itapecerica da Serra (SP), quer reforçar o programa de contratação de mulheres motoristas para sua frota, que atualmente conta com 4 caminhoneiras em seu quadro de profissionais da boleia. Fundada em 1990 por Faiçal Murad Filho, a empresa é administrada por ele e pelos três filhos, Hassan, Igor e Samir. “É um negócio de família”, diz o diretor-presidente Faiçal. A Raça detém licenças do Ibama, Anvisa, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e Cetesb.

“Temos posições abertas e um número de vagas sem limites para mulheres. Vamos dar mais oportunidades para as mulheres que atuam no transporte. Queremos estimular o público feminino a trabalhar com caminhões, uma profissão muito importante para a economia brasileira. Estamos muito contentes com o desempenho de nossas motoristas. São ótimas profissionais, cuidadosas com os veículos, caprichosas na limpeza e manutenção e têm muita preocupação com a segurança nas estradas”, destaca Faiçal.

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Raça Transportes customizou um Volvo FH 540 zero km com pintura em cor rosa, que foi entregue à funcionária Mere Dieme, de 38 anos, que trabalha como motorista na Raça há três anos. Os caminhões extrapesados da frota da companhia, que são padronizados na cor vermelha, são exclusivamente da marca Volvo. “O desempenho dos caminhões é excelente, principalmente por conta da confiabilidade e da grande disponibilidade. Estamos renovando este ano toda a nossa frota com a Volvo”, comunica o empresário, que já acabou de receber 70 unidades do Volvo FH, todos com plano de manutenção da fábrica.

Com uma frota de mais de 100 caminhões extrapesados, a Raça tem uma ampla malha logística, possuindo filiais operacionais estrategicamente distribuídas em 20 cidades dos estados de MG, RJ, GO, MA, PA, PI, PE, CE, RO, RR, AP, AM e AC. “Somos especialistas em distribuição, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás para toda a região Norte e Nordeste, chegando a estados como Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco”, explica Faiçal.

Os cavalos mecânicos Volvo FH 6×2 e 6×4 da frota da companhia puxam composições de seis e nove eixos. Os caminhões fazem principalmente longas rotas, de cerca de 6 mil quilômetros. Além dos cavalos, a transportadora possui 415 semirreboques e mais de 200 veículos agregados. A frota da Raça, incluindo os agregados, roda uma média de 1,26 milhão de quilômetros por mês, transportando 10,5 mil toneladas de uma grande variedade de itens, como artigos de limpeza, cosméticos, alimentos, bebidas e componentes automotivos, entre outros.

A estrutura da Raça Transportes, situada na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), conta com 42 docas de carga e descarga, armazéns, posto de abastecimento de combustível, uma oficina de manutenção com ferramental de última geração, escritórios, espaço para treinamento de motoristas e funcionários, áreas de descanso para caminhoneiros, refeitório, cozinha e pátios de estacionamento.

Foto: Volvo