NTC cria simulador que calcula variação do preço do diesel

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) emitiu um comunicado técnico em que divulga o impacto do aumento do óleo diesel nas operações de transporte rodoviário de cargas e passageiros.

Segundo a nota, a NTC informa que “é imprescindível para manter a contento a saúde financeira das empresas transportadoras que sejam repassados de forma imediata o acumulado dos aumentos de combustível, até porque este é um custo relevante e que não há formas de reduzi-lo pelo lado do consumo (todas as que existem já foram adotadas)”.

A entidade divulgou a tabela a seguir com os preços do diesel nos períodos de dezembro de 2020 a março de 2021:

A NTC também publicou um quadro com a variação do diesel no mercado brasileiro definido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) para diversos períodos e o respectivo impacto no serviço de transporte.

De acordo com a NTC&Logística, em geral o combustível pesa, em média, nas operações de veículos rodoviários entre 30 e 35%.

A NTC disponibiliza no seu portal um simulador que permite calcular a variação do diesel S10 ou Comum desde maio de 2004.

Link para o simulador NTC: http://www.ntctec.org.br/canais/artigos/tecnico-economico-estudos/simulador-combustivel-diesel/10694

Com informações do Decope NTC&Logística | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil