Novo DAF CF 8×2 é o mais potente da categoria

Dando prosseguimento à ampliação da sua linha de caminhões no Brasil, com foco no aumento de sua participação no mercado, a DAF lançou o primeiro chassi rígido da marca no país. O novo modelo da linha CF chega na configuração 8×2, destinado a aplicações de transporte e distribuição de médias distâncias. O caminhão já traz o novo design inaugurado pelo cavalo mecânico extrapesado XF no ano passado.

“A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, afirma Jarno Broeze, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

O novo CF rígido é equipado com o novo propulsor Paccar MX-11, com 410 cv de potência máxima, o mais potente do segmento, e torque de 2.100 Nm em 900 rpm. O motor é fabricado em aço fundido vermicular (CGI), o que o torna mais leve, com maior durabilidade e menor atrito, proporcionando redução de ruído e maior economia de combustível. O sistema common rail também contribui para a redução de consumo e emissão de poluentes. O MX-11 foi desenvolvido para trabalhar em baixas rotações, o que, aliado ao turbocompressor VGT de geometria variável, resulta também em maior economia. O propulsor traz ainda a tecnologia multitorque, permitindo trabalhar por maior tempo na última marcha, aumentando a eficiência.

A transmissão ZF Traxon automatizada de 12 marchas complementa o powertrain do novo CF 8×2, uma caixa leve e projetada para trabalhar em baixas rotações e com relações mais longas, resultando em economia de diesel e troca de marchas de modo mais rápido, suave e silencioso, proporcionando mais conforto ao motorista. O CF rígido é equipado com um freio motor de 460 cv, o mais potente da categoria, que trabalha em baixas rotações, entregando alta potência. O sistema possui 3 estágios, o que permite melhor planejamento da utilização, resultando em maior segurança e eficiência, com menor nível de ruído.

O novo chassi rígido da DAF está disponível com duas opções de cabine leito, Sleeper e Space. A Space Cab é a maior do segmento, com 2,23 metros de altura interna. O painel é ergonômico, similar ao de toda a linha CF, com comandos ao alcance da mão do motorista, o que melhora a eficiência, a segurança e o conforto da operação. A cabine possui estrutura reforçada com zonas de deformação dianteira e traseira programadas, formando uma célula de sobrevivência para os ocupantes do veículo, além de possuir suspensão para absorção de impactos da rodagem. O caminhão traz opções de entre-eixos de 5,70 m e 6,40 m, o maior da categoria, e duas opções de suspensão, mecânica e pneumática full air com regulagem de altura, além de freios a disco opcionais.

O CF 8×2 oferece ainda recursos tecnológicos como o assistente de performance do condutor, que mostra em tempo real se a condução está sendo realizada de maneira eficiente, dando dicas para diminuir o consumo de combustível, o controle de cruzeiro adaptativo, que controla automaticamente a velocidade do caminhão para que mantenha distância segura do veículo à frente, além de outros itens que igualmente visam à segurança, como aviso de colisão frontal, sistema de frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e controle de estabilidade.

O lançamento do DAF CF chassi rígido, além de aumentar a gama da montadora neerlandesa no Brasil, contribui também para o acirramento da concorrência no mercado de caminhões de chassi rígido voltados ao transporte em distâncias médias, o que é benéfico para o consumidor, que passa a ter mais opções à sua disposição que trazem cada vez mais melhorias em eficiência operacional, conforto e segurança. “O novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, conclui Broeze.

Foto: DAF