Caminhões

DAF lança no Brasil nova linha CF que inclui chassi rígido 8×2

A DAF Caminhões Brasil dá início à ampliação do seu portfólio de produtos no país. Além de apresentar o novo cavalo mecânico CF com renovação no design e inclusão de novos itens de eficiência operacional, conforto e segurança, a marca lança também seu novo caminhão chassi rígido 8×2 no mercado brasileiro, modelo destinado a aplicações de transportes de médias distâncias.

“A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line-up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional. Em 2020, crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior e vamos manter a curva de crescimento da marca em 2021”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.

Externamente, o cavalo mecânico CF85 ganhou grade frontal similar à do irmão maior XF, com o logo DAF centralizado na parte superior sobre uma faixa em cor prata, novos faróis halógenos igualmente similares aos do XF, com lentes em lexan e luzes de condução diurna (DRL) e lâmpadas em led opcionais. Os para-choques são em aço galvanizado, pintados na cor da cabine. O modelo traz opções de cabine Sleeper Cab, leito com teto baixo, e Space Cab, leito com teto alto e luzes externas de longo alcance Skylight. Os espelhos retrovisores são bipartidos com ajuste elétrico e desembaçador.

O chassi foi totalmente modificado para que o veículo tenha maior robustez e redução de peso, com novos entre-eixos de 3,10 m e 3,60 m. O modelo traz também novos eixos traseiros mais eficientes, que permitem relações mais rápidas com rotações mais baixas do motor, resultando em maior economia de combustível. Os módulos de chassi trazem conectores vedados, com novo sistema eletrônico SAC que torna a gestão pneumática mais eficiente. Os tanques de combustível e Arla 32 contam com novas opções de volumes de capacidade.

O CF cavalo nas versões 4×2 e 6×2 conta com o novo motor Paccar MX-11 common rail com turbina VGT, com opções de 410 cv e 450 cv de potência e torques de 2.100 Nm e 2.300 Nm, respectivamente. O propulsor é acoplado a uma nova transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas que proporciona trocas mais rápidas e precisas. O caminhão conta com controle de cruzeiro preditivo (CCP), que ajusta o comportamento do veículo para um consumo otimizado de combustível. O freio-motor de três estágios continua sendo o mais eficiente da categoria, atingindo 460 cv.

Internamente, o novo CF oferece, na versão Space Cab, a cabine mais espaçosa da categoria, com 2,23 m de altura interna. Além disso, o modelo ganhou novas cores na parede da cabine, colchões e cortina, comandos ergonômicos ao alcance da mão do motorista e novo painel de instrumentos, que traz o assistente de performance do condutor (DPA), com dicas para uma condução econômica e segura. A iluminação interna traz opção de escurecimento do interior da cabine. O novo CF traz ainda controle de estabilidade (VSC), sensor de pressão dos pneus e monitoramento de nível de energia da bateria.

São ofertados 3 pacotes de acabamento: Comfort, com itens para auxiliar o dia-a-dia do motorista, como viseira translúcida e novo sistema de ar-condicionado inteligente que garante mais economia de combustível, Safety, com itens que proporcionam condução mais segura, como alerta de desvio de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de colisão frontal e aviso de frenagem de emergência, e o pacote Exclusive, que conta com todos os itens do Safety aliado a um acabamento mais refinado, com revestimento dos assentos e volante em couro, detalhes prateados no painel, além de itens como buzina pneumática e air bag.

A DAF também está apresentando o novo CF85 versão off-road, desenvolvido especialmente para aplicações mais severas, como a madeireira e a canavieira, trazendo tração 6×4 com redução nos cubos das rodas, chassi mais reforçado, suspensão mais elevada, com maior ângulo de ataque, e o consagrado motor Paccar MX-13, porém mais econômico que a versão anterior, com potência de 480 cv e torque de 2.350 Nm e multitorque de 2.500 Nm, proporcionando ao veículo uma capacidade trativa de 125 toneladas. A transmissão também é uma ZF Traxon de 12 velocidades. O freio motor de 3 estágios atinge 490 cv. O CF off-road traz duas opções de entre-eixos, redução nos cubos e suspensão traseira para 26 toneladas. O veículo ainda conta com assistente de partida em rampa e o modo Dual Drive, que permite troca de marchas para garantir transmissão em condições de baixa aderência do piso.

O modelo traz ainda para-choques tripartidos para facilitar a manutenção da peça, protetor de cárter maior que vai até a frente do veículo, e opção de reboque frontal com capacidade trativa de até 35 toneladas. A cabine vem com a mesma renovação frontal dos modelos CF rodoviário e XF, com nova grade e faróis, e disponível em 3 versões: Day Cab, Sleeper Cab e Space Cab. Para operações madeireiras há a opção de cano de escapamento vertical para redução de levantamento de poeira durante a atividade. O interior, além de apresentar o mesmo painel ergonômico do CF rodoviário, traz assentos em material vinílico que facilita a limpeza. Há dois pacotes disponíveis para o modelo, Comfort e Safety.

Novo DAF CF chassi rígido 8×2

A DAF também lança no Brasil seu primeiro caminhão com chassi rígido, disponível na configuração 8×2. O novo CF85 rígido traz dois eixos direcionais e capacidade técnica de 45 toneladas. O motor Paccar MX-11, com potência de 410 cv e torque de 2.100 Nm, faz do caminhão o mais potente do segmento. O propulsor vem acoplado à transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas. O freio motor com 460 cv e 3 estágios também é o mais potente do mercado, e as relações de diferencial são mais longas, a partir de 2,47. O modelo traz opções de entre-eixos de 5,70 m e 6,40 m, sendo este o maior da categoria, e duas opções de suspensão, mecânica e pneumática full air com regulagem de altura, além de freios a disco opcionais. Externamente, a frente segue o mesmo design frontal da linha CF. As opções de cabine do novo CF rígido são Sleeper Cab, leito com teto baixo, e Space Cab, leito com teto alto e luzes Slylight de longo alcance, com os mesmos 2,23 m de altura interna e o painel de instrumentos ergonômico do CF cavalo mecânico.

Fotos: DAF