Planta da Stellantis em Pernambuco alcança marca de 1 milhão de veículos produzidos

No ano em que completa 6 anos de operação, o Polo Automotivo Jeep, do Grupo Stellantis, alcançou a marca de 1 milhão de veículos produzidos. Localizado em Goiana (PE), o complexo industrial produz os modelos Jeep Renegade, Jeep Compass e Fiat Toro. O marco de 1 milhão foi celebrado durante a primeira visita de Carlos Tavares, CEO mundial da Stellantis, à planta pernambucana desde a fusão de FCA e PSA que deu origem ao grupo. Também estiveram presentes Antonio Filosa, COO da Stellantis para a América do Sul, e Pierluigi Astorino, diretor de Manufatura para a América do Sul. “Temos muito orgulho do que estamos construindo no Polo Jeep. Esse marco é reflexo do trabalho de excelência em manufatura do nosso time. O desafio agora é continuar com a trilha de desenvolvimento de nossos talentos”, afirma Astorino.

Além do alcance desta importante marca, a Stellantis ainda celebra, no mês em que se comemora o Dia da Mulher, o fato de ter a primeira gerente de fábrica da América Latina, Juliana Coelho, que assumiu a gerência do Polo Jeep de Goiana em meados de 2020. “Estive presente quando produzimos o primeiro carro aqui no Polo e fico feliz em ver essa marca. O Polo Automotivo Jeep está em um ciclo importante de aprimoramento em excelência em qualidade. Vamos continuar evoluindo e dando ênfase ao desenvolvimento de produtos, à contínua melhoria de processos e investindo nas nossas pessoas, que são o principal diferencial da Jeep”, destaca Juliana.

No atual ciclo de investimentos da Stellantis, estará sendo realizado um aporte de R$ 7,5 bilhões nas operações de Pernambuco até 2025. O montante é destinado principalmente à inovação e desenvolvimento de novos produtos e atração de novos fornecedores para a cadeia produtiva do complexo industrial. “Certamente esse movimento vai ampliar ainda mais o desenvolvimento industrial pernambucano”, diz Juliana Coelho.

A fábrica de Goiana é uma das mais modernas da América Latina, desenvolvida dentro do padrão World Class Manufacturing (WCM) adotado pelo grupo no mundo todo, e é um caso de grande êxito entre as unidades industriais da Stellantis, pois todos os modelos produzidos pelo polo são sucessos de mercado. Com o Renegade e o Compass, a Jeep encerrou o ano de 2020 na liderança do segmento pelo quinto ano consecutivo. No acumulado do ano, alcançou 5,7% de participação de mercado, posicionando a Jeep como a quinta marca mais vendida no Brasil.

O Jeep Renegade está entre os cinco modelos mais vendidos no acumulado de 2021, com o equivalente a 4% das vendas totais nos meses de janeiro e fevereiro. Já o Compass soma 3% de participação de vendas. Com o resultado, a marca avança na liderança do segmento de SUVs. Em fevereiro alcançou 22,5% nas vendas do segmento, totalizando 23,9% de participação no acumulado do ano.

A picape Fiat Toro é outro produto muito bem-sucedido e coleciona recordes de participação de mercado desde o seu lançamento, com 3% até o momento. No segmento de picapes, junto com a nova Strada, é responsável também pelo recorde histórico da Fiat de 57,8% de participação de mercado no último mês de fevereiro. Além do êxito nas vendas, a Toro é o modelo que elevou a marca Fiat a um novo patamar de qualidade e sofisticação no mercado brasileiro.

Foto: Fiat