Neste 10 de março, a VW celebra 40 anos de lançamento do primeiro caminhão da marca

A VW Caminhões e Ônibus comemora nesta quarta-feira (10) os 40 anos da chegada dos primeiros caminhões da marca, produzidos ainda na planta de São Bernardo do Campo (SP). Os modelos, desenvolvidos em dois anos no Brasil, eram os VW 11.130 e VW 13.130, com cabine derivada de projeto em parceria com a MAN europeia, uma inovação para o mercado brasileiro, pois era uma cabine avançada e basculante, o que facilitava o acesso ao motor para manutenção, enquanto as cabines das marcas concorrentes eram bicudas ou avançadas que não basculavam. Inicialmente, as opções de cores das cabines dos caminhões VW eram amarelo, vermelho, azul e bege.

A divisão VW Caminhões originou-se da filial brasileira da Chrysler, adquirida em meados de 1979 pelo Grupo Volkswagen. A engenharia brasileira da marca desenvolveu os primeiros protótipos baseados no chassi dos caminhões Dodge, com suporte da matriz do grupo em Wolfsburg, Alemanha, realizando intensivos testes de rodagem. A motorização já utilizada pela Chrysler foi mantida, com opções de motores a diesel MWM e, mais tarde, Cummins, além de um V8 movido a etanol, derivado do motor Chrysler 318 que era utilizado nos carros Dart e Charger da Dodge.

Os modelos inaugurais apresentavam simplicidade e robustez. O VW 11.130 era equipado com um propulsor MWM acoplado a uma caixa de transmissão de cinco marchas, eixo traseiro com uma ou duas velocidades, chassi tipo escada, suspensão com molhas semielípticas e amortecedores, freios hidráulicos com auxílio a vácuo e direção mecânica, enquanto o 13.130 trazia chassi e embreagem mais reforçados, diferentes relações na transmissão, rodas estampadas (que mais tarde seriam substituídas pelas raiadas similares às dos caminhões Dodge), freios a ar e direção hidráulica. Os dois caminhões ofereciam três opções de distâncias entre-eixos.

A apresentação dos primeiros caminhões VW ocorreram em março de 1981 em dois eventos públicos, um em Brasília (DF), voltado a autoridades, e outro em Salvador (BA), exclusivo para a imprensa. A equipe de engenheiros, técnicos e colaboradores que participaram do projeto dos caminhões realizaram uma festa à parte na garagem de desenvolvimento dos veículos na planta de São Bernardo, com bolo, cachorro quente e salgadinhos.

Atualmente, após 40 anos de atividades, agora integrante do novo Grupo Traton, a VW Caminhões e Ônibus oferece um portfólio de 65 produtos, tendo alcançado no final de 2020 a marca de 1 milhão de veículos produzidos no Consórcio Modular da VWCO em Resende (RJ), um dos complexos industriais para produção de veículos comerciais mais modernos da América Latina. Além de conquistarem todo o território nacional, os caminhões e ônibus da marca foram comercializados em outros 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, adotando a filosofia de fornecer veículos “sob medida” para atenderem às aplicações específicas de clientes, atualmente definida pelo slogan “Menos, você não quer; mais, você não precisa”.

Foto: VWCO