DHL testa Volvo FH elétrico na Europa

A Volvo iniciou uma parceria com a DHL, um dos maiores operadores logísticos do mundo, para testes de rodagem de caminhões na Suécia. Inicialmente estavam sendo empregados caminhões elétricos em aplicações com distâncias curtas em regiões urbanas, mas agora as duas companhias iniciam um projeto de transporte pesado em rotas com distâncias maiores, testando um Volvo FH Electric com PBT de 60 toneladas.

“O ramo dos transportes está mudando rapidamente e ser sustentável é uma vantagem comercial cada vez mais importante para nossos clientes. Oferecemos soluções em transportes eficazes, que ajudam numa transição mais rápida para combustíveis de origem não fóssil, como a energia elétrica. Temos uma longa relação com a DHL. Seu conhecimento amplo e global em logística nos permite estudar as condições necessárias para progredir com essa mudança de tecnologia, adaptando-a para atender as necessidades dos clientes e de seus diversos tipos de operações”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A partir deste mês, o FH Electric começa a operar entre dois terminais logísticos da DHL na Suécia, percorrendo uma distância de 150 km. Os testes fornecerão dados que ajudarão a otimizar o equilíbrio entre as distâncias dos percursos, o peso da carga e os pontos de recarga em operações diárias. A DHL coopera ativamente com a Volvo para que o veículo atinja os melhores resultados, pois a empresa tem grande interesse em oferecer uma operação ambientalmente sustentável.

“Nossa meta é reduzir para zero todas as emissões relacionadas à logística. Números importantes já foram atingidos: a eficiência em CO2 de nosso grupo já melhorou 35% em comparação com 2007. Porém, precisamos de soluções tecnológicas inovadoras e parcerias fortes para permanecer nessa jornada. Tenho certeza de que nossa forte cooperação com a Volvo Trucks, uma das maiores marcas de caminhões do mundo, nos ajudará a alcançar nossas ambiciosas metas ambientais”, diz Uwe Brinks, CEO da DHL Cargas.

A DHL vem colocando em prática várias iniciativas de desenvolvimento de tecnologia sustentável e livre de combustíveis fósseis. A empresa criou um programa em que os clientes suecos que optarem pelo sistema sustentável pagam uma tarifa adicional fixa por pacote ou pallet despachado, valor que é destinado a investimento em tecnologias limpas, entre elas em parceria com a Volvo, que igualmente vem investindo no desenvolvimento de veículos com emissões zero.

Atualmente, a marca sueca já produz em série os modelos Volvo FL Electric e Volvo FE Electric para distribuição urbana. Recentemente, a DHL colocou em operação em Londres um Volvo FL Electric para distribuição urbana, sendo o primeiro caminhão da marca 100% elétrico no Reino Unido. As vendas do extrapesado VNR Electric tiveram início no final de 2020 na América do Norte, e a Volvo planeja pra ainda este ano o início das vendas da linha de caminhões elétricos extrapesados da marca também na Europa. “Nosso compromisso é ter toda nossa linha de caminhões livre de combustíveis fósseis até 2040”, conclui Roger Alm.

Foto: Volvo